Planejamento: o segredo para manter a motivação para estudar inglês

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© Rubens Queiroz de Almeida

O aprendizado de um idioma envolve uma grande quantidade de fatores, como por exemplo, entender como o cérebro funciona e interpretar corretamente o processo de aprendizado. Muitas das coisas nas quais acreditamos e que nos foram ensinadas ao longo de muitos anos nas escolas e mesmo em nossos lares, na verdade são falsas. Por exemplo, muita gente acredita que existe uma idade a partir da qual não conseguimos mais aprender idiomas estrangeiros, que é preciso um tipo especial de inteligência para aprender inglês, e muitas outras que já foram abordadas previamente. (1)

Hoje eu gostaria de apresentar um aspecto que você não vai encontrar em nenhuma escola tradicional de idiomas, mas que é de suprema importância para alcançar a fluência: o planejamento.

Para ilustrar este ponto, eu gostaria de usar uma história contada por Brian Tracy, um palestrante motivacional americano. (2)

No passado distante, viajar de uma cidade a outra no deserto do Sahara era algo extremamente desafiador. Viajar através do deserto arenoso e do calor do sol era difícil e monótono. Ao viajar pelo deserto, as pessoas, ao não poderem vislumbrar o fim da jornada, frequentemente desistiam no meio do caminho. Muitos também entravam em pânico ou colapsavam devido ao cansaço, e morriam de exaustão.

Os franceses que colonizaram esta parte da África tiveram uma ideia simples e engenhosa. Eles colocaram barris de óleo ao longo do caminho e cada um dos barris ficava a uma distância de um dia de caminhada, e eles podiam ser vistos desde muito longe. Onão existe aprendizado bem sucedido de inglês sem revisãos viajantes precisavam apenas focar em alcançar o próximo barril, o que os ajudava a não se perder ou entrar em pânico. Com esta técnica simples, eles conseguiam saber onde estavam, para onde estavam indo e a distância que os separava de seu objetivo.

O que esta história nos diz? Que a definição de metas pequenas, que conseguimos monitorar e medir, nos ajuda a alcançar nossos objetivos.

Se você perguntar a qualquer aluno de inglês qual é a sua meta, ele responderá dizendo que sua meta é ser fluente em inglês. Sem dúvida, esta é uma meta válida, mas como eu consigo saber se realmente sou fluente? O que define a fluência? Esta é também uma meta distante, do mesmo jeito que os viajantes no deserto do Sahara, eu posso me perder no processo e desistir.

Uma das razões que faz com que muitas pessoas desistam de aprender inglês é justamente a sensação de estagnação, de que por mais que estudem não conseguem progredir.

Na verdade este é um processo comum a todos os estudantes de idiomas. Em determinado momento, por mais que estudemos, temos exatamente esta sensação de estagnação, que é ilusória.

Todos nós passamos por estes momentos, o que ocorre é que após estes momentos, vivenciamos um salto na qualidade do nosso aprendizado. É como se estivéssemos nos preparando para uma competição, treinamos muito e de repente nossos resultados melhoram significativamente.

Um planejamento de longo prazo e com uma meta difusa, que não conseguimos medir apropriadamente, não nos ajuda a vencer os desafios que encontraremos ao longo do caminho. Precisamos de metas de curto prazo, precisamos saber exatamente o que fazer a cada dia.

Vejamos então um exemplo de planejamento de curto prazo, com metas de curto prazo bem definidas. Para podermos conversar com relativa facilidade em inglês, precisamos dominar um vocabulário entre 1.000 a 3.000 palavras. (3)

Para conseguirmos chegar a estas 3.000 palavras em um ano, precisamos aprender aproximadamente 9 palavras por dia, o que é bastante razoável. A minha meta diária é então aprender estas 9 palavras. Preciso ter consistência, estudar todos os dias, pois a exposição diária ao idioma é um dos pontos mais importantes da nossa estratégia.

Mas atenção, não se trata apenas de abrir o dicionário na letra “A” e seguir lendo até alcançar 3.000 palavras.

As palavras devem sempre ser estudadas em contexto, ou seja, você deve buscar frases que contenham a palavra que deseja aprender.

Você deve focar nas palavras mais comuns da língua inglesa. Você conhece a lei de Paretto ou regra 80/20? Esta lei estabelece que, por exemplo, 80% dos efeitos surgem a partir de 20% das causas. Por exemplo, 80% da riqueza do mundo está concentrada em apenas 20% da população, 20% do seu trabalho resulta em 80% da sua renda, 80% do faturamento vem de 20% dos clientes, e assim por diante.

No seu estudo de vocabulário, você deve focar nas palavras mais comuns, não faz sentido estudar palavras que aparecem apenas uma vez em um livro inteiro.

Vejamos então um exemplo mais concreto, tomando por tomando por base o meu livro As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, que possui 2.368 palavras, distribuídas ao longo de 2.216 frases.

O meu objetivo é conseguir entender 80% de um texto escrito dentro do prazo de seis meses. Vou considerar para o cálculo o número de frases do livro. Ao compreender plenamente as 2.216 frases, eu terei adquirido um vocabulário de 2.368 palavras.

Dividindo 2.216 frases por 180 (seis meses) preciso dominar a cada dia aproximadamente 13 frases. Pronto, já tenho a marcação dos meus barris distribuídos ao longo da jornada.

Agora eu sei exatamente o que devo fazer a cada dia, consigo medir o meu progresso, e saber como estou indo.

E finalmente, um ponto muito importante, não existe aprendizado bem sucedido de inglês sem revisão, ou seja, muito provavelmente você não conseguirá memorizar as palavras vendo-as apenas uma vez, é preciso revisar. E para revisar, nada melhor do que usar um software de repetição espaçada (4) como o Anki (5).

Mas não é só isso, existe também a necessidade de um preparo emocional, entender como o nosso cérebro funciona para o aprendizado, desconstruir alguns mitos limitantes. Tudo isto você encontra no canal do Youtube do portal Aprendendo Inglês.

Notas

  1. 20 dicas para aprender inglês
  2. The Secrets of Polyglots, Secret 16, por Konrad Jerzak vel Dobosz
  3. Biografia de Vilfredo Pareto (Wikipedia)
  4. Spaced Repetion (Wikipedia)
  5. Anki

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