© Rubens Queiroz de Almeida

Resultado de imagem para t23 avião
T23 – Uirapuru

Na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA – os jovens cadetes saem para voar sozinhos em um avião, o chamado vôo solo, depois de voarem em média 12 horas. Alguns deles chegam a fazer o vôo solo tendo apenas 7 horas de vôo. Na aviação civil um piloto só é autorizado a fazer o vôo solo depois de aproximadamente 40 horas de prática no avião.

Mas qual a razão de tamanha diferença? Será que os cadetes da Força Aérea são especialmente dotados ou possuem alguma espécie de super poder? Na verdade não, eu acho que eles voam tanto tempo quanto os pilotos da aviação civil, mas grande parte destas horas de vôo eles fazem dentro de suas próprias cabeças. É uma prática comum fazer o chamado vôo mental. Os cadetes sentam-se no avião dentro do hangar, ou mesmo em suas cadeiras ou na cama, e fazem um roteiro mental de todos os procedimentos de vôo. Simulam panes, emergências, e como sair delas. Traçam roteiros de viagem na cabeça e como se orientar, memorizando pontos no solo que lhes auxiliam a ir a diversos destinos e também a voltar para a base.

Um outro exemplo, bem mais famoso, é do nadador Michael Phelps. Em sua carreira, Michael Phelps ganhou 18 medalhas de ouro e 28 medalhas no total. Em uma de suas competições, bem no começo da prova, o seu óculos protetor se encheu de água, o que é algo bem grave em uma competição. Apesar deste problema, Michael Phelps venceu a competição e estabeleceu um novo recorde mundial na prova. Qual o segredo? Michael Phelps fazia uso intensivo da visualização e uma das ocorrências para a qual se preparou exaustivamente foi justamente o evento de ter problemas com o seu óculos. Ele já havia treinado mentalmente tudo que faria caso este evento ocorresse.

Um dos recursos mais poderosos e eficazes para o aprendizado de idiomas é também a visualização, também conhecida como mentalização por algumas pessoas. Podemos visualizar diálogos, frases, cenas de filmes, enfim, qualquer situação em que ocorram conversas. Mesmo que nossa habilidade seja ainda inicial, podemos memorizar com perfeição pequenos diálogos, sem dificuldade alguma. Podemos estabelecer metas diárias ou mesmo mensais. Para quem gosta de cinema, um recurso muito legal é visualizar cenas e ensaiar as falas mentalmente. É infalível, quando envolvemos emoção no aprendizado, fica muito difícil esquecer.

Eu dei apenas dois exemplos de visualização, mas poderia citar dezenas de outros. Se deu certo para tanta gente, vai dar super certo para você.

#Ficaadica ?

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *