7 passos para aprender inglês com histórias em quadrinhos

© Rubens Queiroz de Almeida

Existem muitas estratégias que podemos adotar para aprender inglês em todos os momentos do dia e, como sempre, de maneira divertida e agradável. Uma estratégia, descoberta de forma acidental, e que foi fantástica para mim, foi o uso de histórias em quadrinhos.

Eu tenho uma longa história de amor com as historinhas da turma do Charlie Brown, por Charlie Schulz. Tudo começou quando eu tinha por volta de cinco anos e não sabia ler. Eu fiquei fascinado pelos desenhos e pedi para o meu pai comprar uma revista para mim. Eu olhava apenas as figurinhas e montava as histórias na minha cabeça, pois ainda não sabia ler. Mais tarde, já aos 17 anos, eu encontrei algumas revistas em português na rodoviária de São Paulo e comprei umas cinco. E todos os dias, antes de dormir, eu lia as cinco revistas. Mais tarde, no aeroporto, eu achei as revistas em inglês, e comprei mais algumas, com o mesmo ritual, lia todas antes de dormir.

A princípio não conseguia entender todas as palavras em inglês, mas com o tempo e com a ajuda dos desenhos, fui intuindo o significado das palavras e absorvendo, também sem me dar conta, as estruturas gramaticais dos diálogos. E o mais interessante, a minha fluência melhorou muito, pois com a leitura repetida eu gravei na memória as frases usadas em diversas situações. Para utilizá-las no mundo real, bastava trocar uma ou outra palavra e utilizar a mesma estrutura.

Observe bem o padrão: o meu interesse principal eram as histórias em quadrinhos e me divertir, e como efeito colateral eu obtive o aumento da minha fluência na língua inglesa. Eu me divertia e aprendia sem me dar conta.

Os quadrinhos da turma do Charlie Brown são perfeitos, pois a linguagem utilizada é muito correta, não usa gírias ou linguajar regional, enfim, é perfeito para o aprendizado. Outras histórias em quadrinhos também podem ser utilizadas com a mesma finalidade, como por exemplo, as histórias de Calvin e Hobbes. Outra tirinha bem antiga, e também bastante popular no Brasil, são as histórias do Recruta Zero, cujo nome original em inglês é Beetle Bailey. O importante é você escolher histórias que lhe divirtam e que você goste.

Para utilizar esta estratégia com sucesso você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Escolha uma história que você goste muito;
  2. Leia a mesma tirinha várias vezes, todos os dias, até memorizar completamente a situação. É mais importante você estudar cinco minutos todos os dias do que estudar por várias horas em um único dia. A chave para o aprendizado é a constância, a prática diária, mesmo que por pouco tempo. Lembre-se disto;
  3. Recrie a situação mentalmente, assumindo o papel dos personagens da história e se veja falando as frases. Se possível, sonhe com as histórias;
  4. Não se preocupe em memorizar as frases imediatamente, isto virá com a repetição;
  5. Se não conhecer alguma das palavras que aparecerem na história, não olhe no dicionário, tente descobrir seu significado buscando dicas nos desenhos. Se ainda assim não conseguir descobrir, siga em frente, não olhe no dicionário. Olhar no dicionário é uma atividade passiva, você vai esquecer minutos depois. Quando nos envolvemos ativamente na descoberta de algo, a memorização é permanente.
  6. Encontre uma história em quadrinhos que lhe agrade. Por exemplo, para buscar por histórias da turma do Charlie Brown, digite o seguinte termo no Google: “charlie brown comic strips”. Substitua Charlie Brown pelo nome da história em quadrinhos que mais lhe agradar.
  7. Você pode comprar as revistas ou acessar através da Internet. Praticamente todas as histórias em quadrinhos famosas estão na Internet. Veja o que for mais conveniente para você. Eu acho que comprar uma revista é mais produtivo, pois você pode carregar a revista onde quer que vá e aproveitar as pequenas janelas de tempo que aparecem ao longo do dia. Não precisa comprar muitas revistas, pode começar com apenas uma e passar para uma outra quando já tiver absorvido o conteúdo da primeira.

Caso você não goste de histórias em quadrinhos, não se preocupe, vamos compartilhar outras estratégias divertidas para aprender inglês e em breve você certamente encontrará uma que é vencedora para você.

One thought on “7 passos para aprender inglês com histórias em quadrinhos

  • 5 de junho de 2022 em 06:25
    Permalink

    Esta é uma ótima idéia! Vou recomendar aos meus alunos. Eu amo Charlie Brown e é bom ensinar meus alunos sobre a cultura americana clássica.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *