Qual o tipo de motivação você tem para estudar inglês?

Photo by Randy Tarampi on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Para aprendermos um idioma estrangeiro, precisamos de vários tipos de estratégias e posturas, e um dos fatores mais importantes é identificar o tipo de motivação que temos para enfrentar esta tarefa desafiadora. As pessoas estudam idiomas por razões diferentes. Em alguns casos, existe uma grande afinidade com o idioma em si ou a cultura dos países onde é falado, ou ainda algum outro aspecto mais íntimo e pessoal. Em outros casos, o idioma é estudado por razões mais práticas, como progressão no emprego, necessidade de acesso à literatura, cumprimento de algum requisito acadêmico ou, de forma geral, para obter algum tipo de vantagem profissional.

Os pesquisadores Gardner e Lambert, em seu trabalho revolucionário de 1972, estabeleceram o papel fundamental desempenhado pela motivação no aprendizado de idiomas.

Neste trabalho, identificou-se dois tipos de motivação: integrativa e instrumental.

Na motivação instrumental a pessoal aprende o idioma por uma razão prática, como obter um aumento salarial, melhores perspectivas de carreira, se capacitar a exercer seu trabalho interagindo com estrangeiros e assim por diante.

A motivação integrativa é aquela em as pessoas desejam aprender o idioma por si só, para obter um melhor conhecimento da cultura, para conhecer nativos do idioma, viajar, ou então para desfrutar da literatura, da produção cinematográfica ou científica, disponível apenas no idioma em questão.

É vital que estejamos motivados para empreender uma empreitada tão desafiadora quanto o aprendizado do idioma, e se tivermos qualquer um dos dois tipos de motivação certamente a nossa chance de sucesso é maior.

Obviamente, a motivação integrativa é a mais forte e conduz com maior probabilidade ao sucesso no aprendizado do idioma. A dedicação é muito maior, pois existe prazer no estudo e, naturalmente, a exposição ao idioma é mais frequente e eventuais obstáculos são superados com maior facilidade.

Mas o que fazer se a minha motivação para aprender inglês visa apenas um objetivo externo, como obter uma progressão profissional?

Todos nós possuímos nossas paixões, as coisas que nos trazem satisfação e bem-estar. O segredo é utilizar a língua inglesa como uma ponte para melhor desfrutar dessas atividades que nos fazem felizes. Em seus estudos, procure por textos, vídeos, filmes, séries, que abordem os seus assuntos favoritos. Desta forma, a sua motivação instrumental gradualmente se transformará em uma motivação integrativa, aumentando as suas chances de sucesso e de chegar à fluência mais rapidamente.

Antes de começar a estudar inglês, determine com precisão qual é a sua motivação, qualquer que seja ela. As suas chances de sucesso aumentam exponencialmente quando temos uma clareza quanto ao que nos motiva para seguir em frente. Objetivos difusos são uma receita infalível para o fracasso, e nos dias de hoje, ninguém pode se dar ao luxo de não falar inglês.

Um dos problemas com cursos de inglês tradicionais é que a receita é sempre a mesma para todos os alunos, ou seja, não existe a possibilidade do estudante selecionar o tipo de material que lhe agrada. Você tem apenas duas opções: ou se adequa ou desiste. Infelizmente, a desistência em cursos tradicionais é altíssima, mais de 90% dos alunos ficam pelo caminho.

Descubra o caminho de aprendizado com o qual mais se identifique e certamente você chegará lá.

Muito sucesso para você! 😊

Referências

One thought on “Qual o tipo de motivação você tem para estudar inglês?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *