Como aprender inglês com histórias

© Rubens Queiroz de Almeida

Desde que aprendi a ler sou fascinado por histórias. As histórias têm a capacidade de nos envolver emocionalmente, capturando nossa atenção e nos transportando para outro mundo.

Ao longo dos anos sempre incentivei que meus alunos estudassem inglês por meio de histórias. Histórias nos envolvem de tal forma, que sem nos darmos conta, absorvemos de forma natural e espontânea as estruturas da língua e vários outros aspectos.

As histórias despertam também o nosso interesse pelos personagens, e de uma certa forma, podemos até mesmo assumir a forma de pensar e agir de nossos personagens favoritos.

De forma resumida, a palavra chave é EMOÇÃO. Quando nos envolvemos emocionalmente com alguma coisa de forma positiva, as nossas barreiras mentais caem e tudo flui melhor, inclusive o aprendizado.

No portal Aprendendo Inglês eu criei até mesmo uma categoria chamada Histórias onde publico semanalmente novos conteúdos.

Além do mais, As histórias são uma forma natural e intuitiva de aprender, especialmente para crianças. Desde cedo, somos expostos a histórias e narrativas, o que nos ajuda a desenvolver habilidades de compreensão de linguagem e pensamento crítico. Essas habilidades são fundamentais para o aprendizado de um novo idioma.

Outra vantagem de aprender inglês com histórias é que elas oferecem uma ampla variedade de vocabulário e estruturas gramaticais, que são apresentadas de forma contextualizada e significativa. Dessa forma, o aprendizado se torna mais natural e menos mecânico, o que torna mais fácil para o cérebro assimilar as informações e aplicá-las em situações reais.

Por fim, aprender com histórias também é uma forma divertida e prazerosa de aprender. As histórias nos permitem mergulhar em um mundo imaginário e nos proporcionam momentos de descontração e lazer, o que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade que podem atrapalhar o aprendizado.

Eu sempre destaco a importância de desenvolvermos um modo próprio de aprendizado e não seguir receitas prontas. De qualquer forma, gostaria de sugerir um plano de ação para aprender inglês com histórias, como um primeiro passo. Sinta-se totalmente a vontade para adaptar esse roteiro ou mesmo criar um outro totalmente diferente.

Então vamos lá:

1. Escolha histórias apropriadas ao seu nível: É importante escolher histórias que sejam adequadas ao seu nível de inglês. Comece com histórias simples e progressivamente vá aumentando a dificuldade.

2. Ouça a história em inglês: Ouça a história em inglês várias vezes. Preste atenção à pronúncia e ao ritmo da fala. Tente entender a história como um todo, mesmo que não compreenda todas as palavras.

3. Leia a história em inglês: Leia a história em inglês depois de ouvi-la algumas vezes. Tente ler a história em voz alta para praticar a pronúncia.

4. Use dicionários com moderação: Embora seja importante usar um dicionário para ajudar a entender palavras desconhecidas, recomendo que você os use o menos possível. O objetivo é que o material de leitura seja compreensível o suficiente para que você possa entender o significado geral sem ter que consultar o dicionário o tempo todo. Consultar o dicionário para todas as palavras desconhecidas é contraproducente, chato e pode te fazer desistir de continuar estudando. As palavras mais importantes do texto você consegue identificar por meio do contexto, e isso é o que importa. E tem mais, quando você deduz o significado de novas palavras, a probabilidade de você esquecê-las é mínima.

5. Faça perguntas sobre a história: Após ler e ouvir a história, faça perguntas sobre o enredo, os personagens e as palavras desconhecidas. Isso ajudará a fixar o conhecimento e aprimorar a compreensão auditiva.

6. Conte a história em inglês: Tente contar a história em inglês usando suas próprias palavras. Isso ajudará a praticar a expressão oral e a gramática.

7. Repita o processo com outras histórias: Após completar uma história, repita o processo com outra história. Isso ajudará a expandir seu vocabulário e aprimorar as habilidades em inglês.

8. Pratique diariamente: Para obter resultados efetivos, é importante praticar diariamente. Dedique pelo menos 20 minutos por dia para ler e ouvir histórias em inglês.

Destes 8 passos, sinta-se a vontade para modificar e seguir seus próprios instintos. Seguindo este ou qualquer outro plano de ação, você poderá melhorar suas habilidades em inglês e tornar o processo de aprendizado mais divertido e interessante.

P.S.: Eu gosto tanto de histórias que mantenho também o portal Contando Histórias, que possui milhares de belos textos e você pode também se cadastrar para receber mensagens diárias com as histórias e o áudio correspondente.

Have Fun! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *