Como as crianças aprendem um idioma

© Rubens Queiroz de Almeida

As crianças geralmente aprendem idiomas através de jogos, músicas e repetição, tudo isto em um ambiente imersivo. A capacidade de se expressarem geralmente se dá de forma espontânea e natural. As crianças não se recriminam e não fazem julgamentos quando cometem erros, mesmo porque elas não sabem que estão errando. Consequentemente, não ficam envergonhadas e não ficam se corrigindo.

A capacidade de aperfeiçoarem sua fala vem com o tempo, através de múltiplas exposições ao idioma. Ao contrário de adultos em que os erros e a correção geralmente travam a pessoa e a deixam envergonhada, a criança até se diverte quando é corrigida, tudo é um jogo e muito divertido.

Adultos entretanto possuem uma vantagem. Eles possuem estratégias que as crianças não possuem. Eles são capazes de identificar as regras do idioma e podem aprender por meio de repetição e memorização de frases que refletem determinadas estruturas gramaticais.

Conjugação de verbos na língua inglesa é infinitamente mais simples do que em português. Veja um exemplo na tabela abaixo, a conjugação dos verbos sleep e laugh no tempo presente e sua correspondência em português (dormir, rir):

SleepDormirLaughRir
I sleepEu durmoI laughEu rio
You sleepVocê dormeYou laughVocê ri
He/She sleepsEle/Ela dormeHe/She laughsEle/Ela ri
We sleepNós dormimosWe laughNós rimos
They sleepEles dormemThey laughEles riem

To sleep e to laugh são verbos regulares, ou seja, a sua conjugação no presente se dá acrescentando um “s” ao verbo na terceira pessoa. Simples assim, e muitos verbos são regulares e conjugados desta forma, por meio desta regrinha facílima de memorizar. Já em português os verbos dormir rir requerem três formas diferentes para sua conjugação no presente. Acho que os nativos da língua inglesa terão dificuldade para conjugar nossos verbos. 😊

Nós adultos identificamos facilmente estas regras, já as crianças aprendem de outra forma, através da imitação, repetição e erro.

Acreditar que adultos não têm capacidade para aprender novos idiomas é um limitador poderoso e infundado. Adultos possuem ferramentas mais sofisticadas para aprender um idioma, nossos processos mentais são mais poderosos do que os das crianças.

Um aspecto frequentemente lembrado pelos adultos para justificar esta crença infundada, é dizer que as crianças aprendem a falar o idioma estrangeiro perfeitamente, sem sotaque algum. Mas pense bem, adultos vivem a maior parte de suas vidas ouvindo determinado idioma e nosso cérebro está acostumado a formar determinados sons. Devemos aceitar o fato de que falaremos com sotaque e isto absolutamente não é um problema. Em toda a minha vida lembro-me de ter encontrado apenas uma pessoa que falava português sem sotaque algum: uma professora australiana, que vivia no Brasil há muitos anos. Mas encontrei dezenas de estrangeiros que falavam um português perfeito, mas com algum sotaque.

Mas podemos melhorar muito também neste aspecto. Basta estudar como os diferentes sons do idioma estrangeiro são formados, traçando similaridades entre os sons em português e inglês, facilitando assim a assimilação da forma como as palavras são pronunciadas. E praticar bastante, não se esqueça. Eu não conheço nenhum professor no Brasil que se dedique a ensinar estes conceitos, mas certamente deve haver alguns. É perfeitamente possível, se você julgar este conhecimento essencial (eu não acho).

As dez dicas para aprender inglês sem stress são:

  1. Divertir-se bastante no aprendizado;
  2. Pensar como uma criança;
  3. Abandonar a zona de conforto;
  4. Conversar consigo mesmo;
  5. Encontrar um parceiro de estudos;
  6. Ouvir, ouvir, ouvir;
  7. Ler, ler, ler;
  8. Ver as pessoas falando;
  9. Saber a razão pela qual este estudo é importante para você (trabalho, diversão, satisfação pessoal, etc.);
  10. Mergulhar de cabeça no aprendizado.

É hora de você abandonar este bloqueio, todos podemos aprender um idioma e as crianças não são melhor aparelhadas do que nós adultos para isto. A única coisa que as crianças são superiores a nós no aprendizado de idiomas consiste no fato de que não temem errar e não se envergonham com seus erros. Se nós adultos conseguirmos imitar as crianças neste aspecto estaremos habilitados a aprender muito rapidamente qualquer idioma. Então, deixe a vergonha de lado, erre bastante e dê boas gargalhadas. É a receita do sucesso.

Para encerrar, assista este vídeo sobre dois gêmeos conversando. O que será que eles estão dizendo? Uma coisa é certa, eles estão se divertindo muito 😉

55490cookie-checkComo as crianças aprendem um idioma

Lista Aprendendo Inglês

Sabia que manter o contato diário com o idioma é uma das principais sacadas para aprender inglês com facilidade?

Assine a lista "Aprendendo Inglês" e receba em seu email todos os dias, um texto ou uma piadinha em inglês.