3 passos para aumentar a exposição à língua inglesa

Uma das estratégias mais poderosas para o aprendizado da língua inglesa é aumentar o máximo possível o contato com o idioma. Cada um de nós tem rotinas diferentes e o segredo é enxergar formas de inserir a língua inglesa dentro destas rotinas. Seguem três sugestões:

  1. Imagine que tem um amigo imaginário e escolha um horário para contar a ele como foi o seu dia. Comente sobre a hora que levantou, o que tomou no café, como foi o dia de trabalho, férias, etc. É também uma ótima oportunidade para aprender novas frases e palavras. Certamente você encontrará situações que não saberá descrever, então pesquise a melhor forma de retratar a situação. Não se preocupe em falar errado, neste momento tudo o que você precisa é destravar e perder a vergonha. Não precisa falar em voz alta, você pode praticar mentalmente os diálogos.
  2. Colocar etiquetas com o nome em inglês dos objetos da sua casa. Na cozinha, na sala, no escritório, no quarto, são centenas de possibilidades para aumentar o seu vocabulário. Para cada objeto, construa uma situação em que aquele objeto é utilizado. Tomando como exemplo a televisão, você pode construir diversas situações:
    • Do you want me to turn on the TV?
    • Please, turn the volume down!
    • Turn off the TV now!
    • Stop watching TV right now!
    • Please, switch to channel 1
  3. As estratégias 1 e 2 são, por definição, mais ativas, ou seja, existe um maior envolvimento de nossa parte para desempenhar a atividade. Já assistir vídeos é uma atividade passiva, mas que pode ser ativada. A ativação se dá por meio da seleção de trechos do vídeo que estudamos com mais atenção, memorizando as falas e visualizando a situação. Não é preciso memorizar longos trechos do vídeo, diálogos curtos atendem muito bem a esta finalidade. Você define uma meta, como por exemplo, memorizar um diálogo, ou memorizar uma interação simples entre os personagens, com duas frases. A decisão é sua, e faça isto todos os dias.

Veja um exemplo, com um diálogo retirado da série Seinfeld, em que ele conversa com um atendente de telemarketing:

Jerry: “This isn’t a good time.”
Telemarketer: “When would be a good time to call back, sir?”
Jerry: “I have an idea, why don’t you give me your home number and I’ll call you back later?”
Telemarketer: “Umm, we’re not allowed to do that.”
Jerry: “Oh, I guess because you don’t want strangers calling you at home. Well, now you know how I feel.

O segredo é consistência, escolher uma estratégia e praticá-la todos os dias. Especialistas dizem que demora cerca de 30 dias para fazer com que uma atividade se torne um hábito. Hábitos são aquelas atividades que desenvolvemos com regularidade e que requerem pouco esforço consciente de nossa parte, que são incorporadas à nossa rotina. Uma vez que tenhamos desenvolvido o hábito de praticar a língua inglesa diariamente, por meio de qualquer estratégia, nossos avanços se tornarão cada vez maiores.

O importante é definir metas realistas, não adianta nada dizer que vai estudar cinco horas por dia e não estudar nada. Se você pode estudar cinco minutos, adote este tempo como meta e cumpra-o, todos os dias. Em inglês tem uma expressão que indica isto, chama-se baby steps (passos de bebê). Ande devagar, mas ande sempre.

ReferênciaHow to learn a language: 7 tips from TED translators

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *