7 Passos para não desistir de aprender inglês

Photo by Pablo Heimplatz on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Muita gente pensa que aprender inglês trata-se apenas da aquisição de vocabulário, estudo de gramática, aulas de conversação e outras coisas semelhantes.

Não é bem assim, principalmente quando se trata de adultos, que possuem um emprego, diversos compromissos, filhos e diversas outras responsabilidades.

Todos esses compromissos, representam um obstáculo considerável. O cansaço, a falta de tempo, acabam por nos fazer desistir e perder as inúmeras oportunidades que o domínio da língua inglesa podem trazer, tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

A boa notícia é que ao termos consciência desses obstáculos que aparecem para absolutamente todos, estaremos melhor preparados para vencê-los.

O primeiro passo, é tomar a decisão de aprender. Uma vez que tenhamos tomado a decisão, os demais passos ocorrerão naturalmente.

O segundo passo é descobrir qual é a sua motivação principal para aprender inglês. Progresso na carreira? Acesso a literatura técnica e literária em inglês? Poder viajar para o exterior com autonomia?

Este passo é muito importante, pois irá determinar a forma como você vai conduzir os seus estudos.

O terceiro passo é compreender que o aprendizado da língua inglesa é um processo e que leva tempo. Em média, pessoas que estudam todos os dias, que possuem um planejamento de estudos, levam em média de 2 a 3 anos para alcançarem a fluência. Este tempo dependerá do conhecimento prévio da língua inglesa. Este planejamento deve ser realista, não adianta estabelecer metas muito ambiciosas que não podemos cumprir.

O quarto passo é desenvolver os seus hábitos de estudo. Para alcançar a fluência, é vital que estudemos todos os dias e que este estudo se torne um hábito. Ao desenvolvermos um hábito, nos sentimos mal e até mesmo incompletos quando não cumprimos as tarefas com as quais nos comprometemos.

Somos mestres na arte das desculpas, resista a tentação de passar mais de um dia sem estudar, pois um dia se tornam dois, três, e no final desistimos e abrimos mão de tudo que poderíamos um dia conquistar através desta habilidade tão importante nos dias de hoje.

O quinto passo é identificar todos os momentos do seu dia em que possa dedicar parte da sua atenção a alguma atividade voltada ao seu desenvolvimento na língua inglesa. Estes são os momentos mortos, em que desenvolvemos atividades que não exigem a nossa atenção plena, como lavar pratos, varrer a casa, fazer uma caminhada, o trajeto para o trabalho, etc. Neste momentos você pode praticar a audição, ouvindo podcasts, músicas, e o que mais lhe interessar.

O sexto passo é usar um software de repetição espaçada, como o Anki, para reter, de forma permanente, o vocabulário, as estruturas gramaticais, uso de preposições, e qualquer outro aspecto do idioma.

Finalmente, o sétimo passo, é arrumar um parceiro para conversação. Não precisa ser um professor, pode ser um amigo que também esteja estudando inglês. O maior valor dos encontros para conversação é perder a inibição. Não se preocupe com os erros e não pense que precisa ser corrigido nestes momentos. Você vai aperfeiçoar o seu inglês por meio da leitura e da exposição à língua inglesa. Ler textos em inglês em voz alta também ajuda muito, pois a musculatura empregada para falar inglês é diferente da nossa língua nativa, e quanto mais você praticar melhor.

Estes passos já foram abordados detalhamente em outros artigos e caso você queira saber mais, consulte as referências.

Referências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *