Como usar o seu tempo “morto” para aprender inglês

Photo by CDC on Unsplash

Nos dias de hoje ficou muito fácil aprender inglês tendo em conta a quantidade imensa de conteúdo disponível para aperfeiçoar qualquer uma das quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir.

Dentre essas habilidades, as que requerem maior dedicação, na minha opinião, são a escrita e a audição.

O problema com a escrita é que para escrever bem em inglês você obrigatoriamente precisa escrever bem em português. Mas isto não é o assunto de hoje 😊

No tocante à audição, você precisa familiarizar o seu ouvido com a sonoridade da língua inglesa, acostumar-se que infelizmente a forma escrita do idioma não é muito fiel à forma como as palavras são pronunciadas. As mesmas vogais são pronunciadas de forma diferente quando colocadas em palavras distintas, como por exemplo a pronúncia da letra “a” nas palavras applegame e father.

Além disso, você tem as letras mudas, que não são pronunciadas, como por exemplo a palavra island.

A prática da compreensão da língua inglesa pode se dar de duas formas: ativa ou passiva.

A prática ativa é aquela em que você reserva um bloco de tempo do seu dia e dedica-se por alguns minutos a ouvir um texto em inglês e transcrevê-lo da melhor forma possível, condizente com o seu nível de conhecimento. Falaremos em mais detalhes sobre esta forma de prática no próximo artigo desta newsletter.

A prática passiva é aquela em que você está fazendo outras coisas, como lavando os pratos, caminhando, cozinhando, varrendo a casa, andando de ônibus ou carro, e ouve algo em inglês simultaneamente. Importante, podemos conduzir todas estas atividades no piloto automático, ou seja, elas não requerem 100% da nossa atenção.

Ouvimos música no carro e isso não atrapalha a nossa habilidade de conduzir, e da mesma forma, podemos conversar com outros passageiros sem impacto na segurança.

Ao passo que a prática ativa requer um esforço concentrado, e dificilmente conseguiríamos ficar horas praticando, a prática passiva é bem mais simples, pois basta colocar alguma coisa para tocar e tentar identificar as palavras da melhor forma que pudermos. Não vamos entender tudo, e também não vamos parar quando aparecer algo que não conseguimos identificar. É só ouvir.

Para um progresso real, é importante praticar todos os dias as duas formas de desenvolvimento da compreensão.

Como sempre, a tecnologia pode nos ajudar a obter conteúdo de qualidade para nossa prática passiva da audição.

Eu geralmente extraio o áudio de vídeos do Youtube sobre os assuntos que me interessam e ouço estes áudios em minhas caminhadas e outras atividades domésticas.

Um excelente portal para baixar vídeos do Youtube em vários formatos é o YT1s.com.

Ele oferece a possibilidade de baixar os vídeos da forma que você quiser e faz a conversão para o formato que você deseja. Além do mais, é extremamente rápido.

No meu caso específico, eu preciso baixar o vídeo no formato mp3, ou seja, estou pedindo ao portal para converter o arquivo de vídeo (mp4, webm, mkv, etc.) para o formato mp3.

O uso do portal é bastante intuitivo, vamos ver como funciona.

Na interface principal do portal, você precisa selecionar a opção desejada. No meu caso, eu quero converter um vídeo do Youtube para o formato mp3 e baixar. Uma vez selecionada a opção correta, colar no campo de busca a url do vídeo desejado:

O portal obterá as informações do vídeo no Youtube e exibirá na tela. Clique sobre o botão onde está escrito Get Link:

Pronto, agora é só clicar sobre o botão onde está escrito Download para baixar o áudio do vídeo:

Um alerta importante, o portal YT1s exibe uma quantidade grande de anúncios, e isto chega a incomodar às vezes. Mas é assim que eles se financiam, pois tudo na vida custa dinheiro, certo? Se for o caso, você pode instalar um bloqueador de anúncios no seu browser ou então usar o Brave, que é um browser que já vem com o bloqueador configurado.

O próximo passo é com você, a gravação do áudio no seu dispositivo preferido. Eu uso um IPOD Shuffle, que é bem pequeno e leve e tem tudo o que eu preciso para esta finalidade. Uma pena que a Apple não venda mais este dispositivo …

Você pode fazer tudo isto no seu celular, é claro, mas estará consumindo os dados do seu plano de telefonia. Além do mais, no Brasil de hoje, nem sempre é muito seguro ficar andando com o celular a vista, não é? Perder o celular é hoje uma dor de cabeça gigante, pois tudo está nele, cartão de crédito, acesso a contas bancárias, autenticador para diversos serviços …

Muitos especialistas em segurança já estão recomendando deixar em casa o celular que você usa para estas finalidades e comprar um outro, mais simples, para andar na rua.

Então, vamos trabalhar para melhorar a compreensão da língua inglesa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *