Portal “Breaking News English”

Photo by Markus Winkler on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Das 4 habilidades (ler, escrever, falar e ouvir) requeridas para falar um idioma fluentemente, a leitura é certamente uma das mais importantes, pois a sua prática constante contribui para reforçar as demais.

Devemos reservar, todos os dias, um espaço para nos dedicarmos à leitura. O problema é que existem diversos fatores que interferem na nossa compreensão de textos em inglês. A nossa familiaridade com o assunto, o nível de nosso vocabulário, e também como fazer a seleção correta de material a ser lido.

O portal Breaking News English nos oferece uma grande seleção de artigos, e o mais interessante é que o mesmo artigo é escrito em 7 níveis de complexidade, indo do nível 0 até o nível 6.

Até o momento (21/07/2022), o portal possui 3.227 artigos publicados e sempre tem notícias recentes.

Os artigos não são muito longos, e você pode se planejar para ler um artigo por dia. E também, à medida que seu conhecimento for evoluindo, você pode retornar e ler os artigos publicados em níveis gradualmente mais avançados de complexidade. Uma estratégia muito interessante é registrar suas leituras em uma planilha, assinalando qual nível foi lido e quando deve retornar ao artigo e lê-lo novamente em um outro nível de complexidade.

Como podemos ver da imagem acima, o artigo Australia’s shocking decline in environment, está disponível desde um nível muito básico (nível 0), até um nível intermediário (nível 4).

Já o artigo, Feeling hungry can make us ‘hangry’, já começa de um nível intermediário (nível 4), indo até o nível mais alto (nível 6).

Mas não é só isso, o portal possui diversas outras atividades interessantes. O importante é que você se identifique com as atividades propostas e se divirta com elas.

O grande valor deste site é justamente prover material para leitura que é instrutivo e adequado ao mais diferentes níveis de conhecimento. Veja o que é possível encaixar no seu dia a dia, se é a leitura de um, dois, três ou mais artigos, e cumprir o seu cronograma religiosamente.

Uma outra estratégia altamente recomendada para esta atividade é marcar nos textos construções gramaticais, palavras, frases, que você julgar interessantes e que tenha interesse em consolidar. Você pode fazer cópias a mão ou então imprimir os textos diretamente a partir do portal, para fazer as suas anotações.

E para finalizar, o mais importante, o nosso aprendizado se consolida com a repetição e com a revisão programada de material já estudado. Faça uma planilha para facilitar esta atividade.

E leia muito, todos os dias! 😉

One thought on “Portal “Breaking News English”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *