A melhor maneira de ampliar o seu vocabulário

© Rubens Queiroz de Almeida

A grande maioria dos estudantes no Brasil, e quem sabe no mundo, estuda de uma forma altamente ineficiente. De forma resumida, estes alunos só estudam na véspera da prova e, terminada a prova, nunca mais olham para o conteúdo estudado. Conclusão óbvia: tudo é esquecido, não sobra nada.

Esta forma de estudo omite o fato super importante de que só aprendemos de fato quando revisamos o conteúdo. Este fato está na base de sistemas de aprendizado famosos e de ótimos resultados, como o SuperMemo® e os muitos aplicativos que implementam o algoritmo da repetição espaçada.

Para a ampliação do vocabulário não tem mistério: leitura, muita leitura. No começo de nososs estudos, ao lermos nos deparamos com uma grande quantidade de palavras que desconhecemos e isto é o normal e o esperado.

Da mesma forma, o normal e o esperado é que consultemos, em um dicionário ou serviço online, o significado das palavras desconhecidas. Só que não, a melhor estratégia para ampliar o nosso vocabulário é através da exposição às palavras de diversas formas.

Dependendo do contexto, uma palavra pode desempenhar um papel importante para a compreensão do texto em geral ou então pode ser uma palavra acessória, usada apenas para esclarecer algum conceito, e aparece muito pouco no texto.

Se a palavra é importante, ela aparecerá diversas vezes ao longo do texto, e a partir destes múltiplos contextos, podemos inferir o seu significado de forma duradoura. Esta é a forma mais inteligente de aprender, pois participamos ativamente do processo de descoberta do significado.

Eu normalmente defendo que, durante a fase de aquisição de vocabulário, o dicionário deve ser consultado o mínimo de vezes, e idealmente, nem mesmo deve ser consultado. Esta recomendação se deve principalmente ao fato de que no começo dos meus estudos, consultar o dicionário envolvia folhear um livro grande e pesado e que raramente eu me lembrava do significado de uma palavra após a consulta.

Nos dias de hoje, consultar o significado de uma palavra é muito mais simples e rápido, mas não muda o fato de que a nossa retenção do significado das palavras consultadas desta forma, é nula ou quase nula.

A estratégia da decoreba, de ficar repetindo uma palavra diversas vezes não aumenta a possibilidade de nos lembrarmos dela mais tarde.

A nossa retenção é mais eficaz quando lemos bastante e encontramos as palavras em diversos contextos diferentes, o que nos dá os elementos para nos lembrarmos de seu significado de forma duradoura e permanente.

Como tudo na vida, ampliar o vocabulário, requer esforço e dedicação.

Infelizmente não existem atalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *