© Rubens Queiroz de Almeida

Existem muitas coisas na vida que precisamos dominar com maestria, caso contrário podemos causar graves prejuízos aos outros ou a nós mesmos. Médicos e profissionais de saúde em geral, engenheiros, e muitos outras profissões, precisam manter-se constantemente atualizados para que no exercício de suas profissões, não causem danos à comunidade.

Já com idiomas isto não ocorre. Aprender uma língua, mesmo que de forma rudimentar, é algo que vale a pena. Conhecendo apenas os fundamentos de um idioma já podemos nos comunicar e realizar uma infinidade de tarefas. Mesmo frases carregadas de erros, ainda assim, em sua maior parte, são compreensíveis.

O problema é que a maioria dos adultos, ao contrário das crianças, se recusa a se expressar com erros. Ficam profundamente envergonhados e pedem desculpas o tempo todo por eventuais erros. É uma atividade carregada de culpa e vergonha. Não arriscamos falar pois temos a sensação de que todos estão nos olhando e prontos a criticar qualquer erro que cometamos.

Mas isto não é um sentimento que apenas você possui. De fato, isto é um viés cognitivo, ou seja, uma das muitas inclinações naturais que nossas mentes possuem. Este viés é conhecido como Efeito do Holofote (Spotlight Effect).

Para remover esta barreira do seu aprendizado existem duas coisas que você precisa conhecer:

  1. Isto é uma tendência natural de seres humanos, todos temos este viés;
  2. As pessoas não estão prestando atenção no que você faz ou nos seus erros. Na verdade o que ocorre é exatamente o contrário, se você está falando um idioma estrangeiro, elas querem que você seja bem sucedido.

Não é fácil, pois como eu já disse, esta é uma tendência natural dos seres humanos, estamos programados para reagir assim. Agora que você já sabe que isto acontece, você tem as armas para lutar contra este obstáculo e ser bem sucedido. Realmente, não é fácil, mas você quer aprender inglês ou não quer?

Fica aqui a mensagem, quando for falar inglês e se sentir envergonhado, lembre-se que ninguém está jogando o holofote em você à espera do primeiro erro, para então rirem até morrer. Lamento, mas você não é tão importante assim ?

Então, fale a vontade, ninguém está olhando, e só assim você alcançará a fluência. ?

Referências

#HappyLearning

One thought on “O Efeito Holofote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *