Dicas para melhorar a sua pronúncia

© Rubens Queiroz de Almeida

A língua inglesa é bastante complicada quando se trata de aprender a pronúncia das palavras. Existe ainda um complicador adicional, a forma como as palavras são escritas nem sempre ou raramente corresponde à forma como são pronunciadas.

Certamente existem regras para a pronúncia de palavras, mas também existem muitas exceções. A dificuldade de se ter regras é justamente o fato de que a língua inglesa é muito rica e durante sua evolução emprestou elementos de muitos idiomas, inclusive o latim, o que faz com que muitas palavras em inglês sejam parecidas com palavras em português, os chamados cognatos.

Vamos então ver uma das possíveis regras. Quando as vogais e e a estiverem juntas ea, elas são pronunciadas com o som da letra “i”: leadeatreadeachleakpleasesealeave (clique sobre as palavras para ouvir a pronúncia).

Maravilha, parece que funciona, mas nem tudo são flores, há exceções a esta regra. Por exemplo, a palavra read, quando no tempo presente, é pronunciada mais ou menos como riid (observe que a vogal é longa). Mas este verbo no passado e no particípio passado é escrito exatamente da mesma forma, read, porém sua pronúncia é totalmente diferente, como red, com o r sendo pronunciado mais ou menos da forma que se fala em Minas Gerais e São Paulo (e possívelmente outros estados), como se estivesse dobrado. A palavra lead, tem dois significados: como verbo significa conduzir e como substantivo significa chumbo. A pronúncia nos dois sentidos também é diferente. lead como substantivo é pronunciado como léd. Para piorar, o passado do verbo lead é led e é pronunciado exatamente da mesma forma que a palavra lead (chumbo).

Mas se as regras não são propriamente regras, cheias de exceções, o que fazer? Sair correndo em desespero? Muito longe disto. O que eu quero dizer é que é muito importante que você dedique uma atenção especial à pronúncia e tente correlacionar os sons em inglês com sons em português, como eu fiz acima com a palavra lead (chumbo) traduzindo o som para algo familiar para mim, o som representado por léd.

Eu falei antes de vogais longas, mas o que vem a ser isto? São palavras em que a pronúncia de uma vogal é ligeiramente ampliada, como se existissem duas delas na palavra ao invés de uma. Readriideachiichseasii. Esta é uma dica poderosa, mas você precisa consolidar esta prática prestando muita atenção na pronúncia das palavras, prestando atenção no inglês falado sempre que tiver uma oportunidade.

Mais um ponto importante. Você tem a pronúncia da palavra isoladamente e a entonação, que é a forma como você lê as diferentes palavras em conexão umas com as outras. As palavras em uma frase são ligadas umas com as outras e formam uma espécie de música, ou entonação, que é a mudança de tons utilizadas na fala. Os tons adotados podem dar destaque a determinados trechos e podem até mesmo mudar o sentido da frase.

Conclusão

É muito importante que você preste atenção à pronúncia das palavras e identifique regras próprias para identificação dos sons. Existem regras para transcrição fonética de um idioma, mas eu acho mais rápido e intuitivo você mesmo montar a sua representação a partir de elementos que lhe sejam familiares.

Quando paramos para analisar com mais calma, é impressionante como podemos associar os sons de um idioma a sons que nosso idioma natal possui. Basta direcionarmos a nossa atenção para isto.

No baralho do Anki com expressões idiomáticas, você tem acesso a 925 frases com a tradução e os áudios. Preste atenção na pronúncia das frases e tente criar as suas próprias regras. Se você ainda não baixou o baralho, clique aqui e leia o artigo que explica como usar o Anki.

Também tem muitos vídeos interessantes no Youtube que te ajudam a começar a identificar melhor a pronúncia das palavras (veja as referências).

Finalizando, embora não existam regras universais, é possível melhorarmos muito a nossa pronúncia da língua inglesa, basta prestar atenção. No portal Aprendendo Inglês temos uma grande quantidade de textos com áudio disponível, o que te permite associar a linguagem escrita à sua pronúncia.

Referências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *