This work is licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License.

© Rubens Queiroz de Almeida

Uma das maneiras mais fácil de aumentar a sua exposição à língua inglesa, e consequentemente, acelerar o seu caminho rumo à fluência, é através da leitura.

A leitura é uma habilidade que fortalece todas as demais: compreensão, fala e escrita. A partir do momento em que aprendemos uma palavra nova, procuramos aprender sua fonética, aumentamos nossa compreensão do inglês falado, podemos usar estas novas construções ao conversar com outras pessoas, e finalmente, temos mais recursos para escrever textos corretamente.

Felizmente, hoje em dia é muito fácil encontrar livros online sem pagar absolutamente nada por isso. Basta um celular, tablet ou computador para ler as versões digitais de obras primas da literatura universal.

Dentre os muitos portais que oferecem livros gratuitamente, temos que destacar o Projeto Gutemberg.

O projeto teve início em 1971, quando Michael Hart, o criador do projeto, recebeu US$ 100.000.000 em tempo de computador em um mainframe da época. Tentando descobrir como fazer bom uso dessas horas muito caras, ele imaginou um momento em que haveria milhões de computadores conectados e digitou a Declaração de Independência. Sua ideia era que todos que tivessem acesso a um computador pudessem ter uma cópia do texto. Agora, décadas depois, sua cópia da Declaração de Independência ainda está disponível para qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Originalmente, os livros eram oferecidos em formato texto puro, mas hoje os livros são distribuídos nos formatos epub, mobi, html, txt.

Todos os livros estão em domínio público, ou seja, nenhum tipo de taxa é devido, e qualquer dos livros pode ser baixado para o seu dispositivo favorito de forma totalmente gratuita.

Michael Hart faleceu em 2011, mas seu projeto e seus ideais continuam fortes, através do trabalho de milhares de voluntários.

Quando escrevi o livro As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, em 2002, eu utilizei para minha pesquisa 1067 livros disponíveis no dia 29 de setembro de 1997. Todos estes livros foram combinados em um único arquivo de 440MB de tamanho, contendo 6.615.271 palavras. Deste total foram extraídas 103.590 palavras diferentes, sendo que 78.332 delas ocorrem menos de dez vezes, ou seja, 75% das palavras aparecem com muito pouca frequência.

Isso ocorreu 20 anos atrás. O Projeto Gutemberg oferece hoje (26/06/2022), através do trabalho de uma grande rede de voluntários, 68.329 livros. E continua crescendo 😊

O projeto se expandiu e hoje publica arquivos de música, o Genoma Humano, fotos e arquivos de áudio e vídeo.

Como não podia deixar de ser, deixo aqui alguns links de autores que foram muito importantes no desenvolvimento do meu conhecimento da língua inglesa, e com os quais me diverti muito e passei horas bastante agradáveis:

E você encontra também a lista dos autores mais baixados nos últimos 30 dias, e várias outras listas que podem te ajudar a encontrar material interessante.

Referências

As informações sobre o Projeto Gutemberg foram extraídas do portal, traduzidas e adaptadas.

Veja também

A leitura é algo que requer uma preparação psicológica, pois é claro que não conseguiremos entender tudo, e precisamos adotar um estado de espírito que nos permita entender esse processo e nos impedir de desistir. As referências abaixo explicam em mais detalhes o processo de aquisição de vocabulário por meio da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *