A Importância das Gírias na Fluência do Inglês: Quando e Como Aprender

© Rubens Queiroz de Almeida

Conhecer as gírias da língua inglesa é importante por diversas razões, principalmente para quem deseja atingir um nível avançado de proficiência no idioma e se comunicar de maneira mais natural e fluente.

Entretanto este estudo deve ser direcionado para a região que você pretende visitar ou mesmo morar, visto que em um mesmo país as gírias utilizadas variam amplamente de estado para estado.

Por exemplo, no Brasil as gírias utilizadas no Rio Grande do Sul diferem substancialmente das gírias empregadas no Rio Grande do Norte. Não faz sentido utilizar as gírias de um estado no outro, ninguém vai te compreender ou vão estranhar bastante.

Podemos também dividir as gírias em dois tipos: as de abrangência nacional e abrangência regional.

É claro que você deve focar os seus estudos nas gírias mais amplamente utilizadas no país como um todo, para em seguida se concentrar nas gírias regionais.

Nos Estados Unidos, por exemplo, temos termos utilizados na cidade de Nova Iorque, outros termos na cidade de Chicago e assim por diante.

E se compararmos as gírias utilizadas nos EUA e na Inglaterra, as coisas ficam bem mais distintas.

Usar gírias apropriadamente pode tornar a comunicação mais fluida e natural, aproximando o falante da forma como os nativos expressam suas ideias e sentimentos. Isso é especialmente importante em situações informais e sociais.

O uso de gírias pode facilitar a integração em grupos sociais e culturais específicos, uma vez que muitas gírias estão associadas a determinadas comunidades ou subculturas. Isso pode ser crucial para quem está morando em um país de língua inglesa e deseja estabelecer relações sociais.

A língua está em constante evolução, e as gírias são uma parte significativa dessa mudança. Estar atualizado com as gírias mais recentes pode ajudar a manter o seu inglês contemporâneo e relevante.

E quando devemos nos preocupar em inserir o estudo das gírias em nossa rotina de estudos?

Se você é um iniciante, o seu foco deve ser construir um vocabulário básico e entender a gramática essencial. Nesta fase de seus estudos, as gírias podem ser introduzidas de forma muito limitada e em contextos específicos.

Se você estiver no nível intermediário, e já possui mais confiança e habilidade no idioma, é aconselhável começar a se familiarizar com gírias comuns e expressões idiomáticas, especialmente aquelas usadas em situações cotidianas.

Já no nível avançado, o estudante deve se esforçar para entender e usar gírias de forma apropriada, bem como estar ciente das nuances e conotações associadas a diferentes termos. E não se esqueça dos regionalismos, privilegie o estudo das gírias e termos dos locais para onde pretende viajar ou morar.

Eu criei no canal Aprendendo Inglês no Youtube uma playlist, com vídeos curtos de em média 10 segundos, demonstrando o uso de gírias no inglês americano:

»»» English Slang (176 vídeos)

Esta playlist ainda não está completa, deve crescer bastante nos próximos dias 😊.

Espero que lhe seja útil!

Muito sucesso para você! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *