O Poder do Diálogo Interior: Como o Sistema de Ativação Reticular Molda Nossa Percepção

© Rubens Queiroz de Almeida

Todos nós mantemos diálogos interiores, aquelas vozezinhas que ora nos incentivam, ora nos desmotivam. O problema surge quando essa voz se concentra unicamente no lado negativo das coisas, nos arrastando para uma espiral de desesperança.

Esse tema é frequentemente explorado na literatura de autoajuda, o que pode criar a falsa impressão de que se trata de algo superficial e sem base científica.

No entanto, a realidade é bem diferente. Nosso cérebro abriga uma estrutura conhecida como Sistema de Ativação Reticular (SAR), que atua como um verdadeiro porteiro na festa da atenção, decidindo o que merece nossa atenção e o que deve ser ignorado.

Descoberto em 1949 por Giuseppe Moruzzi e Horace Magoun, o SAR se tornou conhecido após experimentos realizados em gatos. Os pesquisadores perceberam que a estimulação elétrica de uma área específica do tronco cerebral provocava um estado de alerta no cérebro. Esses estudos foram fundamentais para desvendar como o cérebro regula a consciência e o estado de vigília.

Recebemos uma quantidade inacreditável de informações através dos nossos sentidos, e seria impossível processar tudo isso. Assim, é necessário selecionar e filtrar o que é relevante para nós, descartando o restante.

Certamente você já está começando a perceber aonde eu quero chegar, não é mesmo?

SAR opera com base nas SUAS decisões, e o seu diálogo interior exerce uma influência crucial na configuração desse filtro.

Se você vive se repetindo que aprender inglês é difícil, que já está muito velho para isso, que não tem o “gene” para idiomas, que falta tempo, dinheiro, etc., seu SAR vai acabar filtrando todas as informações que reforçam essas crenças limitantes.

Aprender inglês, por si só, não é uma tarefa árdua; o verdadeiro desafio está em superar essas crenças. Nunca subestime o poder do seu diálogo interior, seja para o bem ou para o mal.

Agora, imagine um cenário mais positivo: você acorda e se lembra da sua meta diária, como aprender dez novas frases em inglês, cada uma com uma palavra diferente. Automaticamente, o SAR irá destacar todas as oportunidades ao longo do dia que possam ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

Lembre-se: o SAR não tem preferências; ele age de acordo com as instruções que você fornece. Cabe a você determinar o que é importante, e o SAR irá obedecer fielmente às suas ordens.

Muito sucesso para você! 😊

Referências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *