Video | How friendship affects your brain
Se parece que as amizades formadas na adolescência são particularmente especiais, é porque são. As amizades na infância, na adolescência e na vida adulta se manifestam de maneira diferente, em parte porque o cérebro funciona de maneiras diferentes nessas fases da vida. Durante a adolescência, há mudanças na forma como você valoriza, compreende e se relaciona com os amigos. Shannon Odell explora a neurociência da amizade. (Fonte: Canal TED-ed do Youtube)
| Audio | |
|---|---|
Normal | Slow |
| English Transcript | Tradução |
| Friendships can hold an exceptional place in our life stories. | As amizades podem ocupar um lugar excepcional em nossas histórias de vida. |
| What is it about these connections that make them so unique? | O que há nessas conexões que as tornam tão únicas? |
| Before we dive into the science, let's first observe one in action. | Antes de mergulharmos na ciência, vamos primeiro observar uma em ação. |
| If I could somehow design a best friend, you know, put together all the ideal qualities of my perfect match, that person would pale in comparison to Priya. | Se eu pudesse de alguma forma projetar um melhor amigo, você sabe, reunir todas as qualidades ideais do meu par perfeito, essa pessoa nem se compararia com Priya. |
| She can turn any situation into a good time, chemistry lab, band practice. | Ela pode transformar qualquer situação em diversão, laboratório de química, ensaio de banda. |
| What I'm trying to say is I never laugh harder than when I'm with Priya. | O que estou tentando dizer é que nunca ri tanto quanto quando estou com Priya. |
| And she's always there for me. | E ela está sempre lá para mim. |
| Like last year after I got dumped by Te- you know what? | Como no ano passado, depois que fui dispensado por Te- quer saber? |
| I don't even want to mention their name. | Não quero nem mencionar o nome delas. |
| It felt like my whole world was crashing down. | Parecia que todo o meu mundo estava desabando. |
| But as soon as I told Priya, boom, she was at my door. | Mas assim que eu disse a Priya, bum, ela estava na minha porta. |
| I was a wreck, but she sat there with me and listened. | Eu estava um desastre, mas ela sentou-se comigo e ouviu. |
| We're always on the same page; it's as if we can read each other's minds! | Estamos sempre na mesma página; é como se pudéssemos ler a mente um do outro! |
| And we can talk for hours - about anything. | E podemos conversar por horas - sobre qualquer coisa. |
| I know my mom would say she has the phone bills to prove it. | Eu sei que minha mãe diria que tem as contas de telefone para provar isso. |
| If it seems like friendships formed in adolescence are particularly special, that's because they are. | Se parece que as amizades formadas na adolescência são particularmente especiais, é porque são. |
| Early childhood, adolescent, and adult friendships all manifest a little differently in part because the brain works in different ways at those stages of life. | As amizades da primeira infância, adolescência e idade adulta se manifestam de maneira um pouco diferente, em parte porque o cérebro funciona de maneiras diferentes nesses estágios da vida. |
| Adolescence is a unique time when peer relationships take focus, and thanks to the developing brain, there are changes in the way you value, understand, and connect to friends. | A adolescência é um momento único em que os relacionamentos com colegas ganham foco e, graças ao desenvolvimento do cérebro, há mudanças na maneira como você valoriza, compreende e se conecta com os amigos. |
| Teenage friends can seem attached at the hip. | Amigos adolescentes podem parecer irmãos siameses. |
| Scientists describe adolescence as a social reorientation as teenagers begin to spend as much or more time with their friends than with their parents. | Os cientistas descrevem a adolescência como uma reorientação social quando os adolescentes começam a passar tanto ou mais tempo com seus amigos do que com seus pais. |
| This drive to hang with pals may be due to changes in the brain's reward center, known as the ventral striatum. | Esse desejo de sair com amigos pode ser devido a mudanças no centro de recompensa do cérebro, conhecido como estriado ventral. |
| Its activation makes hanging out with others enjoyable and motivates you to spend more time with them. | Sua ativação torna o convívio com outras pessoas agradável e motiva você a passar mais tempo com elas. |
| Neuroimaging studies show that this region is highly reactive during your teenage years, which may explain why adolescents seem to place a higher value on social interactions than children or adults. | Estudos de neuroimagem mostram que essa região é altamente reativa durante a adolescência, o que pode explicar por que os adolescentes parecem dar mais valor às interações sociais do que crianças ou adultos. |
| Teenage friendships can also feel more intimate than the friendships of your childhood. | As amizades de adolescentes também podem parecer mais íntimas do que as amizades de sua infância. |
| This deeper connection is possible thanks to improvements in what scientists call Theory of Mind. | Essa conexão mais profunda é possível graças a melhorias no que os cientistas chamam de Teoria da Mente. |
| Theory of Mind is the ability to understand others' emotions, thoughts, motivations, and points of view, and to realize that they may be different from your own. | A Teoria da Mente é a capacidade de entender as emoções, pensamentos, motivações e pontos de vista dos outros e perceber que eles podem ser diferentes dos seus. |
| While it may seem intuitive, this ability hinges on the careful coordination of various brain regions, sometimes referred to as the social brain. | Embora possa parecer intuitivo, essa habilidade depende da coordenação cuidadosa de várias regiões do cérebro, às vezes chamadas de cérebro social. |
| Babies begin to develop Theory of Mind around 18 months or so. | Os bebês começam a desenvolver a Teoria da Mente por volta dos 18 meses. |
| Before that, it's thought they believe that everyone perceives and knows exactly what they know. | Antes disso, pensa-se que eles acreditam que todos percebem e sabem exatamente o que eles sabem. |
| It was once considered to be fully developed by age five, but scientists now know that Theory of Mind continues to improve and mature well into your teenage years and beyond. | Já foi considerado totalmente desenvolvido aos cinco anos de idade, mas os cientistas agora sabem que a Teoria da Mente continua a melhorar e amadurecer bem na adolescência e além. |
| Likewise, regions within the social brain show increased connectivity during adolescence compared with childhood. | Da mesma forma, as regiões do cérebro social mostram maior conectividade durante a adolescência em comparação com a infância. |
| As a result, teens can better understand their friend's perspectives, allowing for deeper connections to flourish. | Como resultado, os adolescentes podem entender melhor as perspectivas de seus amigos, permitindo que conexões mais profundas floresçam. |
| In the closest friendships, it can almost feel as if you're metaphysically connected - two bodies and minds, perfectly in sync. | Nas amizades mais próximas, quase parece que você está conectado metafisicamente - dois corpos e mentes, perfeitamente sincronizados. |
| And there is science to this! | E há ciência nisso! |
| Your ability to connect with others somewhat depends on the coordination of actions, emotions, physiology, and thoughts. | Sua capacidade de se conectar com os outros depende um pouco da coordenação de ações, emoções, fisiologia e pensamentos. |
| This is what psychologists call interpersonal synchrony. | Isso é o que os psicólogos chamam de sincronia interpessoal. |
| You first show signs of the ability to sync with others as infants - synchronizing movements and babbling with your parents. | Você primeiro mostra sinais de capacidade de sincronizar com outras pessoas quando bebês - sincronizando movimentos e balbuciando com seus pais. |
| As you get older and spend more time outside the home, you increasingly show this synchrony with your peers. | Conforme você envelhece e passa mais tempo fora de casa, você mostra cada vez mais essa sincronia com seus colegas. |
| For example, imagine walking down the street with a friend. | Por exemplo, imagine-se andando na rua com um amigo. |
| Often without consciously thinking, you stroll at the same pace and follow the same path. | Muitas vezes, sem pensar conscientemente, você caminha no mesmo ritmo e segue o mesmo caminho. |
| You and your best friend may not be only on the same page, but also scientifically, in step. | Você e seu melhor amigo podem não estar apenas na mesma página, mas também cientificamente, em sintonia. |
Contagem de palavras
A tabela abaixo exibe as palavras encontradas neste vídeo, bem como o número de vezes em que aparecem.
Veja também: Para que serve esta tabela?
| Freq. | Palavra | Freq. | Palavra | Freq. | Palavra |
|---|---|---|---|---|---|
| 23 | the | 22 | to | 19 | and |
| 13 | with | 12 | in | 12 | as |
| 11 | of | 11 | is | 10 | you |
| 9 | it | 9 | I | 9 | a |
| 8 | your | 8 | that | 8 | can |
| 7 | this | 6 | what | 6 | friendships |
| 5 | time | 5 | she | 5 | on |
| 5 | may | 5 | know | 5 | brain |
| 5 | are | 4 | we | 4 | was |
| 4 | they | 4 | there | 4 | theory |
| 4 | their | 4 | than | 4 | teenage |
| 4 | social | 4 | show | 4 | same |
| 4 | my | 4 | more | 4 | mind |
| 4 | if | 4 | for | 4 | but |
| 4 | be | 4 | at | 4 | adolescence |
| 4 | ability | 3 | understand | 3 | spend |
| 3 | seem | 3 | scientists | 3 | priya |
| 3 | others | 3 | or | 3 | like |
| 3 | into | 3 | friends | 3 | friend |
| 3 | childhood | 2 | years | 2 | would |
| 2 | when | 2 | value | 2 | unique |
| 2 | thoughts | 2 | them | 2 | thanks |
| 2 | synchrony | 2 | sync | 2 | so |
| 2 | science | 2 | say | 2 | regions |
| 2 | place | 2 | parents | 2 | page |
| 2 | not | 2 | minds | 2 | me |
| 2 | life | 2 | has | 2 | first |
| 2 | feel | 2 | emotions | 2 | during |
| 2 | down | 2 | different | 2 | deeper |
| 2 | coordination | 2 | connections | 2 | connect |
| 2 | changes | 2 | call | 2 | by |
| 2 | best | 2 | begin | 2 | before |
| 2 | because | 2 | am | 2 | always |
| 2 | also | 2 | all | 2 | about |
| 1 | year | 1 | wreck | 1 | world |
| 1 | works | 1 | without | 1 | within |
| 1 | why | 1 | whole | 1 | while |
| 1 | which | 1 | well | 1 | ways |
| 1 | way | 1 | want | 1 | walking |
| 1 | view | 1 | ventral | 1 | various |
| 1 | us | 1 | two | 1 | turn |
| 1 | trying | 1 | told | 1 | together |
| 1 | thought | 1 | those | 1 | thinking |
| 1 | these | 1 | teens | 1 | teenagers |
| 1 | te | 1 | talk | 1 | take |
| 1 | synchronizing | 1 | studies | 1 | stroll |
| 1 | striatum | 1 | street | 1 | stories |
| 1 | step | 1 | stages | 1 | special |
| 1 | soon | 1 | somewhat | 1 | sometimes |
| 1 | somehow | 1 | situation | 1 | signs |
| 1 | seems | 1 | scientifically | 1 | sat |
| 1 | reward | 1 | result | 1 | reorientation |
| 1 | relationships | 1 | region | 1 | referred |
| 1 | realize | 1 | read | 1 | reactive |
| 1 | qualities | 1 | put | 1 | psychologists |
| 1 | prove | 1 | practice | 1 | possible |
| 1 | points | 1 | physiology | 1 | phone |
| 1 | perspectives | 1 | person | 1 | perfectly |
| 1 | perfect | 1 | perceives | 1 | peers |
| 1 | peer | 1 | path | 1 | particularly |
| 1 | part | 1 | pals | 1 | pale |
| 1 | pace | 1 | own | 1 | outside |
| 1 | out | 1 | our | 1 | others' |
| 1 | other's | 1 | only | 1 | one |
| 1 | once | 1 | older | 1 | often |
| 1 | observe | 1 | now | 1 | never |
| 1 | neuroimaging | 1 | name | 1 | much |
| 1 | movements | 1 | motivations | 1 | motivates |
| 1 | months | 1 | mom | 1 | metaphysically |
| 1 | mention | 1 | mature | 1 | match |
| 1 | manifest | 1 | makes | 1 | make |
| 1 | little | 1 | listened | 1 | likewise |
| 1 | let | 1 | laugh | 1 | last |
| 1 | lab | 1 | knows | 1 | known |
| 1 | its | 1 | intuitive | 1 | intimate |
| 1 | interpersonal | 1 | interactions | 1 | infants |
| 1 | increasingly | 1 | increased | 1 | improvements |
| 1 | improve | 1 | imagine | 1 | ideal |
| 1 | hours | 1 | home | 1 | hold |
| 1 | hip | 1 | hinges | 1 | highly |
| 1 | higher | 1 | harder | 1 | hanging |
| 1 | hang | 1 | got | 1 | good |
| 1 | get | 1 | fully | 1 | from |
| 1 | friend's | 1 | formed | 1 | follow |
| 1 | focus | 1 | flourish | 1 | five |
| 1 | felt | 1 | explain | 1 | exceptional |
| 1 | example | 1 | exactly | 1 | everyone |
| 1 | even | 1 | enjoyable | 1 | early |
| 1 | each | 1 | dumped | 1 | due |
| 1 | drive | 1 | door | 1 | do |
| 1 | dive | 1 | differently | 1 | developing |
| 1 | developed | 1 | develop | 1 | design |
| 1 | describe | 1 | depends | 1 | crashing |
| 1 | could | 1 | continues | 1 | considered |
| 1 | consciously | 1 | connectivity | 1 | connection |
| 1 | connected | 1 | comparison | 1 | compared |
| 1 | closest | 1 | children | 1 | chemistry |
| 1 | center | 1 | careful | 1 | brain's |
| 1 | boom | 1 | bodies | 1 | bills |
| 1 | beyond | 1 | better | 1 | believe |
| 1 | band | 1 | babies | 1 | babbling |
| 1 | attached | 1 | around | 1 | anything |
| 1 | any | 1 | an | 1 | almost |
| 1 | allowing | 1 | age | 1 | after |
| 1 | adults | 1 | adult | 1 | adolescents |
| 1 | adolescent | 1 | activation | 1 | actions |
| 1 | action |


