Mais uma técnica para aprender inglês com o Youtube

Crédito da Imagem: NordWood Themes on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Você gosta de cinema? E quer aprender inglês? Então porque não juntar o útil ao agradável? O Youtube é um recurso fantástico para aprender inglês, e neste artigo eu vou te dar uma dica que vai funcionar muito bem para você, que é fã de cinema.

O Youtube tem uma grande coleção de filmes completos, mas assistir um filme inteiro leva muito tempo. Lembre-se, você quer aprender inglês, certo?

O ideal é assistir várias vezes trechos pequenos de filmes e memorizar parte dos diálogos, para incorporar ao repositório das frases que falamos corretamente.

Então, que tal praticar com trailers de filmes? Você pode assistir aos trailers dos filmes que estão sendo lançados ou então praticar com os trailers dos filmes que você é apaixonado, fã de carteirinha.

Você gosta dos filmes da série Harry Potter? Provavelmente sim, espero. Estes filmes e os livros foram por muitos anos uma febre, as pessoas faziam fila nas livrarias para comprar os livros assim que eram lançados, os cinemas ficavam lotados por semanas a fio.

E é claro, como os filmes nos agradam, provavelmente nos lembramos dos roteiros e ficará muito mais fácil para nós aprendermos com eles.

Fui dar uma olhada agora no Youtube e cada trailer tem duração média de dois minutos, então você pode assistir a cada trailer várias vezes sem gastar muito tempo.

E tem mais, você pode acompanhar o trailer com as legendas. Algumas delas são geradas automaticamente pelo Google e podem conter erros, mas a taxa de acerto é muito grande, eu diria que acima de 95%, então pode usar sem receio.

Para ativar a transcrição, clique nos três pontinhos no lado inferior direito da tela do vídeo:

Em seguida, clique na opção Abrir Transcrição:

E veja que interessante, no transcorrer do vídeo os diálogos são destacados na transcrição. Mas não é só isto, você pode clicar na transcrição em qualquer uma das frases que o vídeo é automaticamente posicionado na posição em que a frase aparece. A frase que está sendo falada no vídeo é destacada com a mudança da cor de fundo e aparece também uma linha vertical azul do lado esquerdo.

Ainda não acabou, você pode também fazer o vídeo andar mais rápido ou mais devagar. Você ajusta a velocidade do vídeo da forma que quiser. A velocidade mínima é de 25% da velocidade original e a velocidade máxima é o dobro da velocidade normal. Nesta faixa você pode ajustar a velocidade como for melhor para você e os ajustes ocorrem em incrementos de 25%.

Se for a primeira vez que estiver assistindo ao vídeo, tente com uma velocidade igual a 75% do original. À medida que a sua compreensão for melhorando, aumente até 150% da velocidade normal. Mas isto é só uma ideia, o importante é que você faça os ajustes que lhe forem mais convenientes.

Para aumentar a velocidade, pressione o sinal de maior (“>”) do seu teclado e para diminuir a velocidade pressione o sinal de menor (“<“). Muito simples, não?

E a última dica, depois que você estiver familiarizado com os diálogos, transporte-se para dentro da cena e usando os seus poderes de visualização, converse com os personagens, imagine a cena inteira dentro da sua cabeça. Esta é uma técnica muito poderosa, experimente e depois me conte os resultados. 😉

Eu usei os trailers dos filmes da série Harry Potter apenas como um exemplo, mas você deve estudar com aqueles filmes com os quais você mais se identifica. Basta ir ao Youtube e digitar o nome do filme que você quer encontrar seguido da palavra trailer:

E por aí vai, não é complicado.

É sempre muito importante que você avalie o seu progresso. Por progresso eu quero dizer a capacidade de fazer mais coisas do que você conseguia ontem, por exemplo. Você compreende mais frases, conhece mais palavras, conseguiu guardar um diálogo curto, etc. O importante é progredir e ter noção deste progresso, celebrando cada passo do caminho, por menor que seja.

Mas porque isto é importante? Porque aprender inglês requer estratégias diferenciadas e precisamos sempre saber que estamos progredindo, mesmo que seja apenas um pouquinho a cada dia. Muita gente desiste de estudar inglês porque pensa que nunca vai aprender, mesmo tendo progredido sem se dar conta.