Hermann Ebbinghaus: O Pioneiro da Psicologia Experimental da Memória

© Rubens Queiroz de Almeida

Aprender um idioma estrangeiro requer a memorização de uma grande quantidade de informação: vocabulário, estruturas gramaticais, aspectos culturais dos locais onde o idioma é falado, gírias, etc.

Todos esses fatores levam os estudantes a imaginar que precisam de uma memória prodigiosa para serem bem sucedidos na aquisição de uma língua estrangeira. Essa sensação de inadequação frequentemente faz com que muitos desistam e se privem de dominar uma habilidade extremamente importante no desenvolvimento pessoal e profissional.

Nos dias de hoje existem diversas obras que abordam técnicas, muitas delas milenares, para o desenvolvimento da memória.

O interessante é que muitos dos campeões de memorização, que realizam tarefas inacreditáveis, como a memorização de milhares de casas do ℼ (3.1416…), da ordem de apresentação das cartas em diversos baralhos, memorização de centenas de nomes, etc, insistem em dizer que não possuem nenhuma habilidade especial, apenas fazem uso de técnicas corretas.

Como sempre afirmo em meus artigos, muitas das limitações que atribuímos a nós mesmos e que nos impedem de aprender e desistir, na verdade podem ser facilmente vencidas com a adoção do estado de espírito correto e conhecimento do funcionamento de nosso cérebro.

Entender como o nosso cérebro processa e retém a informação é vital para que tenhamos um bom rendimento nos estudos.

Para ajudar nessa compreensão, eu gostaria de retomar no artigo de hoje gostaria de retomar um pouco da história do pioneiro do estudo da memória, o alemão Hermann Ebbinghaus.

Hermann Ebbinghaus nasceu em 24 de janeiro de 1850, na cidade de Barmen, perto de Bonn, na Alemanha. Após frequentar a universidade local, Ebbinghaus dedicou-se a realizar estudos experimentais em psicologia, usando métodos empíricos e quantitativos, algo incomum na época. Seu trabalho foi especialmente importante, considerando que a psicologia ainda era uma ciência jovem e carecia de orientações claras.

Ebbinghaus foi pioneiro no uso de experimentos científicos rigorosos para investigar a memória humana. Um de seus estudos mais famosos envolveu a memorização de listas de palavras sem sentido, também conhecidas como “sílabas nonsense”. Ele usou essas sílabas para evitar que o significado das palavras influenciasse o processo de memorização. Em seus experimentos, Ebbinghaus se concentrou em determinar como fatores como o espaçamento e a repetição afetavam a retenção e a recuperação da informação.

Ebbinghaus fez várias descobertas fundamentais sobre a memória humana. Uma de suas conclusões notáveis foi o “efeito de espaçamento” – a prática distribuída, ou seja, espaçar o estudo ao longo do tempo, mostrou-se mais eficaz do que a prática intensiva para a retenção de informações. Além disso, ele desenvolveu a “curva do esquecimento”, que representa graficamente o declínio da memória ao longo do tempo, caso não haja revisão adequada. Suas pesquisas pioneiras proporcionaram uma compreensão mais objetiva dos processos de aprendizagem e retenção da memória.

Ebbinghaus observou que, após o aprendizado, a retenção das informações diminui rapidamente nos primeiros momentos e, posteriormente, a um ritmo mais lento. Ele identificou que a velocidade de esquecimento depende de vários fatores, como a dificuldade do material aprendido, sua representação e fatores fisiológicos, como estresse e sono. Essas descobertas revelaram que a memória humana é suscetível à degradação ao longo do tempo e destacaram a importância de estratégias para combater o esquecimento.

As pesquisas de Ebbinghaus sobre a Curva do Esquecimento influenciaram diretamente o desenvolvimento de softwares de memorização baseados no princípio da repetição espaçada. Essa abordagem consiste em revisar informações em intervalos otimizados, justamente quando estamos prestes a esquecê-las, a fim de fortalecer a retenção e evitar a perda de conhecimento ao longo do tempo.

O trabalho de Ebbinghaus teve um impacto duradouro na psicologia e continua sendo uma referência importante para pesquisadores interessados na memória e no aprendizado humano. Sua metodologia experimental rigorosa e suas conclusões sobre a memória influenciaram diretamente a forma como a psicologia é estudada e praticada atualmente. Seus estudos sobre a memorização e o esquecimento estabeleceram os fundamentos para o desenvolvimento de teorias e técnicas avançadas na área da memória.

O SuperMemo, criado por Piotr Wozniak em 1985, foi um dos primeiros softwares a aplicar o conceito de repetição espaçada de forma sistemática. Ele utiliza algoritmos para determinar o momento ideal de revisão de cada item, com base na Curva do Esquecimento e no desempenho individual do usuário. O Anki, outro popular software de memorização, também incorpora o conceito de repetição espaçada, permitindo aos usuários criar flashcards personalizados e otimizar a retenção ao longo do tempo.

Esses softwares de memorização baseados na Curva do Esquecimento têm sido amplamente utilizados por estudantes, profissionais e entusiastas do aprendizado em diversas áreas. Eles proporcionam uma abordagem eficaz para reter informações por meio de revisões regulares, aproveitando os princípios descobertos por Ebbinghaus.

Conclusão

O trabalho de Hermann Ebbinghaus lançou as bases de diversos estudos posteriores sobre a memória e inspirou a criação de dezenas de softwares e metodologias que facilitam e aceleram o aprendizado.

O uso de sílabas sem sentido, para evitar a interferência de memórias e associações, permitiu estudar a memória em sua forma mais pura, entretanto, memórias e associações são fundamentais para reter informações. Também neste sentido existem diversos trabalhos e metodologias que contribuem ainda mais para um aprendizado mais fluido e eficaz.

Entender como a memória funciona, seu potencial extraordinário bem como suas limitações, nos permite alcançar resultados surpreendentes.

Quando tiver dificuldade nos estudos, não pense que o problema é com você, pode ser que você não esteja utilizando as estratégias corretas.

Livros escritos por Hermann Ebbinghaus

  1. Memory: A Contribution to Experimental Psychology (1885)
    Este livro é considerado uma das obras mais importantes de Ebbinghaus e aborda sua pesquisa pioneira sobre a memória humana. Ebbinghaus descreve os métodos que utilizou para estudar a memória e apresenta suas descobertas sobre a curva do esquecimento, a retenção de informações e o processo de aprendizado.
    Download PDF
  2. Contributions to Psychology: A Study of Memory (1901)
    Nesta obra, Ebbinghaus aprofunda sua investigação sobre a memória, explorando temas como a influência do tempo e da repetição no processo de retenção de informações. Ele também discute a importância do espaçamento adequado das revisões para melhorar a memória.Psychology: An Elementary Textbook (1902)
    Neste livro, Ebbinghaus apresenta uma visão abrangente da psicologia como disciplina. Ele explora vários tópicos, incluindo percepção, memória, emoção, linguagem e consciência. O livro é considerado uma introdução acessível à psicologia para estudantes e interessados no assunto.
    Download (Project Gutemberg)

Referências

  1. Hermann Ebbinghaus sobre memória e ilusão: experimento e visão geral
  2. HERMANN EBBINGHAUS: BIOGRAFIA, TEORIA DA MEMÓRIA, CONTRIBUIÇÕES – PSICOLOGIA – 2023
  3. Hermann Ebbinghaus: biografia, teoria da memória, contribuições
  4. Leu, releu e não reteve o conteúdo? Conheça a curva do esquecimento
  5. Curva do esquecimento
  6. O que é a Curva do esquecimento de Ebbinghaus?
  7. Supermemo
  8. Anki

Have Fun! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *