Language Reactor: Aprenda Inglês com a Internet

Photo by Joshua Sortino on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Em 2020 eu escrevi um artigo chamado Aprenda Inglês com o Netflix. Neste artigo eu explicava o funcionamento da extensão(*) para browsers web chamada Language Learning with Netflix.

Originalmente, é claro, esta extensão funcionava apenas com o Netflix. Revisitando a página da extensão, eu tive uma surpresa muito agradável. A extensão chama-se agora Language Reactor e vai muito além do Netflix.

Com esta nova versão da extensão, você pode utilizar em seus estudos o Youtube, vídeos que você tenha em seu computador com as respectivas legendas, e também páginas web, como por exemplo, jornais como o New York Times.

Além das facilidades para uso destes vários recursos, o portal da extensão dá também, em sua página de ajuda, dicas muito valiosas para estudantes dos níveis básico, intermediário e avançado.

A extensão está realmente muito completa. Você tem acesso a dicionários online, para consultar as palavras desconhecidas, pode ouvir a pronúncia das palavas, e muito mais.

Eu sempre falo que, para realmente ampliar o vocabulário e o conhecimento da língua inglesa, o dicionário deve ser usado o mínimo possível, talvez nunca. Quando nos envolvemos ativamente na descoberta do significado de uma palavra, por meio de inferências, analisando diferentes contextos nos quais a mesma palavra se encontra, muito provavelmente não esqueceremos o seu significado. Com a Internet, consultar dicionários ficou muito fácil, e da mesma forma, esquecer o que consultamos ficou mais fácil ainda.

Todavia, esta extensão tem um recurso muito legal. Você pode salvar as palavras que quiser revisar mais tarde. É claro que você não deve fazer isso com todas as palavras que encontrar, pois você estará banalizando este recurso e não vai te ajudar muito. Use este recurso apenas para as palavras que realmente julgar importantes.

É importante lembrar que este recurso deve ser incorporado à sua estratégia de aprendizado da língua inglesa. Ela vai te ajudar muito a desenvolver a sua compreensão do inglês falado e vai te auxiliar muito na ampliação do seu vocabulário. De uma forma não tão evidente, a extensão vai te ajudar também a compreender melhor a estrutura da língua inglesa. Você pode usar em conjunto com o Anki, inserindo em seus decks algumas das frases que desejar memorizar.

Se o seu objetivo for dominar as quatro habilidades da língua inglesa (ler, escrever, falar e ouvir) você precisa também exercitar a fala e a escrita.

Finalmente, gostaria de te convidar a assistir ao vídeo “Aprenda Inglês com o Netflix“, onde explico detalhadamente como instalar esta extensão e usar seus muitos recursos.

Referências

(*) Extensões são pequenos módulos de software para acrescentar funcionalidades dos mais diversos tipos a browsers web. A maioria dos browsers web normalmente permitem uma grande variedade de extensões, através das quais podemos modificar a interface do browser, gerenciar cookies, bloquear anúncios, a forma como as páginas são visualizadas e muito mais.

2 thoughts on “Language Reactor: Aprenda Inglês com a Internet

  • 8 de março de 2022 em 12:34
    Permalink

    Excelente material.
    Gratidão pelo envio.

    Resposta
    • 9 de março de 2022 em 16:28
      Permalink

      Obrigado José Luiz, que bom que lhe foi útil. Um excelente dia para você!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.