Celebre suas vitórias para alcançar a fluência em inglês

Photo by Becca Tapert on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Um dos pilares da minha estratégia de aprendizado de idiomas é a celebração das pequenas vitórias.

Quando começamos o estudo de um novo idioma, tudo é novo, e a quantidade de material que não conhecemos é muito maior do que o material que já dominamos.

Eu também defendo que desde o começo devemos usar material não simplificado, ou seja, devemos basear o nosso estudo em material autêntico: livros, portais de notícias, podcasts e tudo que está ao nosso alcance na Internet.

Nesse ponto, você deve estar se perguntando: “Mas estudar desta forma não é muito frustrante?”

Pode ser ou não. Como você vai se sentir, dependerá de você. Se você olhar para o que não sabe, certamente ficará desanimado, mas se você adotar a estratégia da celebração das pequenas vitórias, o contrário ocorrerá. Se de dez palavras, você conhece duas, você deve celebrar o fato de que conhece duas palavras, e não ficar desanimado por não conhecer oito.

Em paralelo com a celebração das suas pequenas vitórias, você deve estabelecer critérios de avaliação do seu progresso. Existem diversas formas de se avaliar o progresso, uma delas, que eu uso no portal Aprendendo Inglês, é por meio da tabela de palavras de todos os textos publicados. A tabela tem dois objetivos: destacar as palavra mais frequentes do texto, e consequentemente mais importantes, e fornecer uma maneira de avaliar o progresso nos estudos.

A tabela não deve ser memorizada, você não deve consultar o dicionário para descobrir o significado das palavras, você deve apenas marcar as palavras que não conhece.

A grande mágica do aprendizado consiste na revisão. Você deve retornar ao texto depois de, por exemplo, 15 dias, e ver se da lista de palavras que você não conhecia, existem palavras que você agora consegue identificar.

É claro que isto, o aprendizado de novas palavras, só vai ocorrer se você estudar todos os dias, mesmo que seja por apenas cinco minutos.

Ao constatar o seu progresso, qualquer que seja ele, você deve celebrar a sua vitória. Use nesta celebração a sua imaginação, pense no seu objetivo final para o aprendizado do inglês, sinta a sua meta chegando mais perto. Esta celebração vai te trazer sentimentos de bem-estar, e estes sentimentos vão te motivar a seguir em frente aprendendo.

Recentemente li um texto do portal Quartz, chamado Neuroscience says these five rituals will help your brain stay in peak condition.

Um dos hábitos para manter o cérebro saudável é justamente a celebração das pequenas vitórias:

The frequency of success matters more than the size of success, so don’t wait until the big wins to congratulate yourself, says B.J. Fogg, director of the Persuasive Tech Lab at Stanford University. Instead, come up with daily celebrations for yourself; your brain doesn’t know the difference between progress and perceived progress. Both progress and setbacks are said to greatly influence our emotions. So the earlier in the day you can feel successful, the better — feelings of excitement help fuel behaviors that will set you up for successes. For instance, a productive morning routine can be used to motivate you through the rest of the day. We feel happier and encouraged as our energy levels increase, and feel anxiety or even depression as our energy levels go down.

A frequência do sucesso importa mais do que o tamanho do sucesso, então não espere até as grandes vitórias para se parabenizar, diz B.J. Fogg, diretor do Persuasive Tech Lab da Universidade de Stanford. Em vez disso, crie celebrações diárias para si mesmo; seu cérebro não sabe a diferença entre progresso e progresso percebido. Tanto o progresso quanto os retrocessos influenciam muito nossas emoções. Portanto, quanto mais cedo você se sentir bem-sucedido, melhor – sentimentos de excitação ajudam a alimentar comportamentos que o prepararão para o sucesso. Por exemplo, uma rotina matinal produtiva pode ser usada para motivá-lo pelo resto do dia. Nos sentimos mais felizes e encorajados à medida que nossos níveis de energia aumentam e sentimos ansiedade ou até depressão à medida que nossos níveis de energia diminuem.

Espero ter te convencido a celebrar os seus pequenos sucesso diários 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *