BBC Ideas: Short Films for Curious Minds

Photo by AbsolutVision on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Se você quer aprender inglês, e tem curiosidade e gosta de aprender sobre tudo um pouco, então tenho certeza que você vai amar o canal do Youtube BBC Ideas.

Como o nome do canal diz, são filmes curtos (short films) para mentes curiosas (for curious minds).

Os vídeos possuem de 2 a 6 minutos de duração, o que os tornam ideais para o estudo do inglês, pois a curta duração facilita a sua inserção em nossa rotina diária, que em muitas casos é muito intensa com pouco tempo disponível. Além do mais, a curta duração permite que assistamos aos vídeos várias vezes, que é uma das estratégias mais poderosas para gradualmente incorporarmos o conhecimento das estruturas da língua inglesa.

O Youtube, que é onde o canal está hospedado, oferece um grande número de recursos que permitem seu uso no aprendizado de idiomas. Você pode aumentar ou diminuir a velocidade de exibição do áudio, pode ativar as legendas automáticas ou as legendas fornecidas pelo criador do vídeo. As legendas do criador devem ser utilizadas prioritariamente, pois estas legendas trazem a pontuação e capitalização das frases, o que não ocorre com as legendas automáticas.

Além das legendas, você pode também ativar a transcrição do vídeo, em que o texto vai sendo destacado à medida que o vídeo é exibido. Você exibe a transcrição clicando sobre os três pontinhos no canto inferior direito da tela do vídeo.

A imagem acima foi extraída do vídeo Four Things Bats can teach us about survival. Ao clicarmos sobre a engrenagem, no canto inferior direito da tela, temos acesso a 4 opções:

  1. Anotações
  2. Velocidade da Reprodução
  3. Legendas (CC)
  4. Qualidade

Ao clicarmos sobre a engrenagem e em seguida no item Legendas/CC podemos ver que este vídeo foi disponibilizado com dois tipos de legendas: Inglês e Inglês (gerada automaticamente)

Sempre prefira as legendas fornecidas pelo criador do vídeo, mas caso estas legendas não estejam disponíveis, as legendas automáticas também são de excelente qualidade.

Dentre as opções oferecidas pelo Youtube, vale a pena aprender a trabalhar também com a alteração da velocidade de reprodução. A velocidade pode ser alterada por meio deste mesmo menu, ou diretamente pelo teclado, pressionando a seta de movimento para a esquerda para diminuir a velocidade (←) ou a seta de movimento para a direita para aumentar a velocidade (→).

Mas não adianta ficar assistindo um monte de vídeos, um após o outro, pois o aprendizado somente ocorre quando nos envolvemos ativamente e definimos uma estratégia de estudo.

Eu sempre destaco a importância de definirmos estratégias de estudo que sejam prazerosas e com as quais nos identificamos. Mesmo assim, gostaria de sugerir uma estratégia de estudo com este recurso, que você deve adaptar às suas preferências pessoais.

Então vamos lá:

  1. Selecione um vídeo que aborde um assunto sobre o qual gostaria de aprender mais;
  2. Assista ao vídeo uma vez acompanhando o áudio com as legendas;
  3. Assista ao vídeo novamente, sem as legendas;
  4. Assista ao vídeo uma terceira vez, buscando identificar 3 ou 4 frases que representem estruturas gramaticais que gostaria de fixar. Copie estas frases em um caderno ou então as insira em um deck do Anki;
  5. Ouça apenas o áudio do vídeo, sem se preocupar em entender tudo.

O último passo é muito importante. Você não vai conseguir identificar todas as palavras, e isto está perfeito e é o esperado. Não crie expectativas irreais, a sua compreensão do inglês falado somente virá com o tempo e a perseverança, praticando um pouquinho todos os dias. Mais vale estudar 5 minutos todos os dias do que horas seguidas em um final de semana.

Adapte este roteiro até que você consiga uma estratégia que seja perfeita para você e com a qual você se sinta à vontade.

O aprendizado só ocorre quando fazemos revisões. Após o primeiro contato com um vídeo, é muito importante que depois de 7 ou 15 dias, você assista ao vídeo novamente. Uma parte fundamental do aprendizado da língua inglesa é a constatação do nosso progresso. Muitos estudantes desistem por achar que não estão progredindo, e isso absolutamente não é verdade. Se estudamos todos os dias, é inevitável que progridamos.

Ao assistir ao vídeo novamente, procure se lembrar como foi o seu primeiro contato com o conteúdo e como está sendo na revisão. Certamente você constatará que agora está mais fácil identificar os sons e que você já conhece mais palavras. Isso é o progresso que você precisa ver e que vai te motivar a seguir em frente.

E finalmente, celebre suas vitórias. Precisamos sempre nos alegrar com nossas conquistas diárias e nos premiarmos por elas. O prêmio pode ser qualquer coisa, um chocolate ou alguma outra coisa material, ou então simplesmente ficar alegre e celebrar.

Agradecimentos: o canal BBC Ideas foi uma sugestão de Aída Márcia.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *