“Take on Me” é uma canção emblemática da década de 1980, executada pela banda norueguesa A-ha. Lançada inicialmente em 1984 e novamente em uma versão regravada em 1985, a música se tornou um fenômeno global, destacando-se tanto pela sua melodia cativante quanto pelo seu inovador videoclipe em animação. A canção é um marco do synth-pop, um gênero que combina a música pop com elementos eletrônicos.

A música começou como uma instrumental chamada “Miss Eerie“, composta pelo tecladista Magne Furuholmen e pelo guitarrista Paul Waaktaar-Savoy. A melodia distintiva e o riff de teclado, que se tornaram a espinha dorsal da canção, foram inspirados por uma abordagem experimental à música eletrônica. Quando Morten Harket, o vocalista da banda, se juntou ao processo criativo, a música ganhou letras e uma nova dimensão. A letra fala de um desejo de superar as barreiras para estabelecer uma conexão com outra pessoa, algo que muitos interpretam como uma metáfora para alcançar seus sonhos contra todas as probabilidades.

“Take on Me” foi escrita por Magne Furuholmen, Morten Harket e Paul Waaktaar-Savoy, os três membros do A-ha. O trio não apenas compôs a música, mas também deu vida à canção com suas respectivas habilidades instrumentais e vocais, com Harket sendo particularmente elogiado pelo alcance vocal exibido na faixa.

Um dos elementos mais distintos de “Take on Me” é seu revolucionário videoclipe, dirigido por Steve Barron. O vídeo utiliza uma combinação de filmagem em live-action e animação rotoscópica – uma técnica que envolve a transformação de cenas filmadas em animações quadro a quadro. Esse aspecto visual inovador não apenas capturou a imaginação do público, mas também estabeleceu um novo padrão para a criatividade nos videoclipes musicais.

“Take on Me” alcançou o topo das paradas em vários países, incluindo os Estados Unidos, onde chegou ao número 1 na Billboard Hot 100. O videoclipe de “Take on Me” recebeu inúmeros prêmios, incluindo seis MTV Video Music Awards em 1986, nas categorias de Melhor Vídeo Masculino, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Cinematografia e Escolha dos Espectadores. A música e seu videoclipe continuam sendo icônicos, com “Take on Me” atingindo mais de um bilhão de visualizações no YouTube décadas após seu lançamento, evidenciando seu impacto duradouro na cultura pop.

Através de “Take on Me”, o A-ha alcançou um sucesso estrondoso, eternizando-se na história da música. A combinação de uma melodia inesquecível, letras envolventes, vocais impressionantes e um videoclipe inovador, garantiram a essa música um lugar permanente no coração dos fãs de música ao redor do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *