Dicas práticas

Repensando o Aprendizado de Inglês: O Impacto do Mindset de Crescimento

© Rubens Queiroz de Almeida

O livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, de autoria de Carol S. Dweck, traz informações valiosíssimas para qualquer tipo de iniciativa e nos apresenta conceitos extremamente relevantes para estudantes da língua inglesa.

Carol S. Dweck, psicóloga americana e professora da Universidade de Stanford, é reconhecida mundialmente por suas pesquisas inovadoras sobre o conceito de “mindset” ou “mentalidade”. No seu trabalho, Dweck investiga como as crenças a respeito de nossas habilidades e inteligência influenciam significativamente o nosso sucesso e desenvolvimento pessoal.

Dweck identifica dois tipos principais de mentalidade: a fixa e a de crescimento. O mindset fixo é caracterizado pela crença de que habilidades e inteligência são traços inatos e imutáveis. Indivíduos com essa mentalidade tendem a evitar desafios, desistem facilmente diante de dificuldades e encaram o esforço como inútil, pois acreditam que, se precisam se esforçar, não possuem talento suficiente. Eles preferem focar em atividades que reforçam suas habilidades já existentes. Por outro lado, a mentalidade de crescimento é adotada por aqueles que acreditam que suas habilidades podem ser desenvolvidas por meio de esforço, boas estratégias e orientação. Esses indivíduos veem os desafios como oportunidades de aprendizado, mostram resiliência diante de dificuldades e consideram o esforço um caminho essencial para a maestria.

Na jornada de aprendizado da língua inglesa, adotar um mindset de crescimento pode ser extremamente vantajoso. Em primeiro lugar, esta mentalidade valoriza o esforço contínuo e a aplicação de estratégias eficazes no processo de aprendizagem. Com isso, erros e dificuldades passam a ser vistos como partes naturais do processo, incentivando o estudante a perseverar e buscar métodos alternativos de entendimento e memorização. Além disso, os estudantes com mentalidade de crescimento não se intimidam diante de leituras complexas ou diálogos mais avançados em inglês; ao contrário, encaram esses desafios como oportunidades para expandir suas habilidades linguísticas. Essa abordagem também promove a resiliência diante de obstáculos, como dificuldades de pronúncia ou compreensão auditiva. A prática e a paciência são consideradas aliadas importantes para superar essas barreiras.

Outro aspecto positivo é que a mentalidade de crescimento encoraja os alunos a acolherem críticas construtivas e feedbacks, utilizando-os como ferramentas para melhorar suas habilidades em vez de se sentirem desencorajados. A motivação para aprender inglês, nesse contexto, vem de dentro. Os alunos são movidos pelo desejo de aperfeiçoamento pessoal, e não apenas por notas ou recompensas externas. Ao incorporar os princípios do mindset de crescimento na sua abordagem ao aprendizado de inglês, os estudantes podem não apenas desenvolver maior proficiência no idioma, mas também habilidades cognitivas e emocionais valiosas, preparando-se para enfrentar desafios em diversas áreas de suas vidas.

Isso ressoa com a ideia central do trabalho de Carol Dweck: a crença de que o potencial humano é moldável e, com dedicação e a atitude correta, todos podemos crescer e alcançar nossos objetivos.

Referências

Deixe um comentário