Vídeo | A Simultaneous Interpreter Reveals the Secret to Listening
Você já tentou ouvir inglês e sentiu como se fosse um rio que corre rápido demais, impossível de acompanhar? E se eu te dissesse que existe uma maneira de fazer com que o inglês rápido pareça mais lento? Não, não é mágica – é uma técnica usada por intérpretes profissionais que pode transformar a forma como você escuta. Descubra como treinar seu cérebro para ouvir melhor, processar mais rápido e finalmente entender o inglês como nunca antes. Prepare-se para desmistificar os maiores desafios da escuta e desbloquear suas habilidades de ouvir de verdade!
Audio | |
---|---|
Normal | Slow |
English Transcript | Tradução |
Hello everyone. | Olá, pessoal. |
Thank you for joining me today. | Obrigado por estarem aqui hoje. |
Does English sometimes sound too fast? | O inglês às vezes parece rápido demais? |
Like a rushing river of words you can't catch? | Como um rio correndo, cheio de palavras que você não consegue captar? |
What if I told you there is a way to make fast English sound slow? | E se eu dissesse que existe um jeito de fazer o inglês rápido parecer mais lento? |
It is not a magic trick. | Não é um truque de mágica. |
It is a simple principle used by professional interpreters. | É um princípio simples usado por intérpretes profissionais. |
It changes everything about how you listen. | Ele muda completamente a forma como você escuta. |
Stay with me until the end. | Fiquem comigo até o final. |
I will share this powerful secret with you. | Vou compartilhar esse segredo poderoso com vocês. |
It will unlock your English listening skills. | Ele desbloqueará suas habilidades de escuta em inglês. |
First, we need to understand the real problem. | Primeiro, precisamos entender o verdadeiro problema. |
The problem is not always the speed. | O problema nem sempre é a velocidade. |
The problem is how we listen. | O problema é como ouvimos. |
Let's begin with the first reason English is hard to understand. | Vamos começar pela primeira razão pela qual o inglês é difícil de entender. |
Reason one, we listen to single words. | Razão número um: ouvimos palavra por palavra. |
Imagine you are trying to catch rain. | Imagine que você está tentando pegar chuva. |
You try to catch every single drop. | Você tenta pegar cada gota individualmente. |
It is impossible. | Isso é impossível. |
You get overwhelmed and miss everything. | Você fica sobrecarregado e perde tudo. |
Listening to English can feel the same. | Ouvir inglês pode se parecer com isso. |
We try to hear every single word. | Tentamos ouvir cada palavra individualmente. |
The girl is walking too. | A menina está caminhando também. |
By the time you hear walking, you forget the girl. | Quando você ouve "caminhando", já esqueceu a "menina". |
This is the wrong way to listen. | Essa é a maneira errada de escutar. |
So what is the right way? | Então, qual é a maneira certa? |
We must listen for groups of words. | Devemos ouvir grupos de palavras. |
Think of them as chunks of meaning. | Pense neles como blocos de significado. |
For example, listen to this sentence: The girl with the red hat is walking to the park. | Por exemplo, ouça esta frase: A menina com o chapéu vermelho está caminhando para o parque. |
There are two main ideas here. | Há duas ideias principais aqui. |
Chunk one is the girl with the red hat. | Bloco um: a menina com o chapéu vermelho. |
Chunk two is walking to the park. | Bloco dois: caminhando para o parque. |
When you listen for chunks, your brain has less work to do. | Quando você escuta por blocos, seu cérebro tem menos trabalho a fazer. |
It can process the meaning much faster. | Ele processa o significado muito mais rápido. |
Fast English starts to sound slower. | O inglês rápido começa a parecer mais lento. |
But how can you practice this? | Mas como você pode praticar isso? |
You must start with reading. | Você deve começar com a leitura. |
If you cannot read in chunks, you cannot listen in chunks. | Se você não consegue ler em blocos, você não conseguirá ouvir em blocos. |
Open any news article or a simple book. | Abra qualquer artigo de notícias ou um livro simples. |
Read one chunk, pause, understand its meaning, then read the next chunk. | Leia um bloco, faça uma pausa, entenda o significado, depois leia o próximo bloco. |
Do not translate word by word. | Não traduza palavra por palavra. |
Understand the idea in the order you read it. | Entenda a ideia na ordem em que você a lê. |
This simple reading habit will retrain your brain for listening. | Esse simples hábito de leitura vai reprogramar seu cérebro para escutar. |
Now, let's talk about the second reason. | Agora, vamos falar sobre a segunda razão. |
It is a little different. | Ela é um pouco diferente. |
It's about sound. | É sobre som. |
Reason two, the music of language. | Razão dois: a música da língua. |
Every language has its own music, its own rhythm and beat. | Cada língua tem sua própria música, seu próprio ritmo e batida. |
Some languages are flat. | Algumas línguas são planas. |
Each word gets about the same amount of time like hello, my name is. | Cada palavra recebe aproximadamente o mesmo tempo, como “olá, meu nome é”. |
English is different. | O inglês é diferente. |
English has a strong beat. | O inglês tem uma batida forte. |
It is a stress timed language. | É uma língua com tempo marcado por ênfase. |
Some words are loud and long. | Algumas palavras são altas e longas. |
These are the important words. | Essas são as palavras importantes. |
Other words are quiet and short. | Outras palavras são baixas e curtas. |
Let's take a simple word: computer. | Vamos pegar uma palavra simples: computador. |
In some languages, you might say come, pew, tur. | Em algumas línguas, você pode dizer "com-pu-ter". |
Three equal beats. | Três batidas iguais. |
In English, we say computer. | Em inglês, dizemos *comPUter*. |
The beat is on pew. | A batida está no “PU”. |
The come and t sounds are very small and fast. | Os sons “com” e “ter” são muito pequenos e rápidos. |
Sometimes you almost don't hear them. | Às vezes, você quase não os ouve. |
Now imagine this happening in a full sentence. | Agora imagine isso acontecendo em uma frase inteira. |
Many small words almost disappear. | Muitas palavras pequenas quase desaparecem. |
Your ears don't hear them. | Seus ouvidos não as escutam. |
So you think you missed something. | Então você pensa que perdeu algo. |
You panic. | Você entra em pânico. |
You stop understanding. | Você para de entender. |
What is the solution here? | Qual é a solução aqui? |
The solution is to learn the basic structure of English. | A solução é aprender a estrutura básica do inglês. |
This is what people call grammar. | Isso é o que chamamos de gramática. |
But do not think of it as boring rules. | Mas não pense nela como regras chatas. |
Think of it as learning the map of the language. | Pense nela como aprender o mapa da língua. |
When you know the map, you can guess what comes next. | Quando você conhece o mapa, consegue adivinhar o que vem em seguida. |
For example, a native speaker might say, "What you doing?" | Por exemplo, um falante nativo pode dizer: “What you doing?” |
You don't hear the word are. | Você não ouve a palavra “are”. |
But your brain knows the map. | Mas seu cérebro conhece o mapa. |
It knows the structure is what are you doing. | Ele sabe que a estrutura completa é “What *are* you doing”. |
So your brain automatically fills in the missing word. | Então seu cérebro preenche automaticamente a palavra que falta. |
you understand the full meaning without hearing every single sound. | Você entende o significado completo sem ouvir cada som individualmente. |
This is how native speakers understand each other. | É assim que falantes nativos se entendem. |
They are not listening, they are predicting. | Eles não estão apenas escutando, estão prevendo. |
This brings us to our third and final reason. | Isso nos leva à terceira e última razão. |
It's about what we think English should sound like. | É sobre como achamos que o inglês deveria soar. |
Reason three, the myth of perfect English. | Razão três: o mito do inglês perfeito. |
In school, we learn very clear, perfect English. | Na escola, aprendemos aquele inglês muito claro e perfeito. |
Our teachers say every word slowly and carefully. | Nossos professores dizem cada palavra devagar e cuidadosamente. |
How are you today? | “How are you today?” |
But in the real world, nobody speaks like this. | Mas no mundo real, ninguém fala assim. |
Real people connect their words. | As pessoas reais conectam suas palavras. |
For example, we learn to say going to, but in a real conversation, you'll hear going to. | Por exemplo, aprendemos a dizer “going to”, mas em uma conversa real você vai ouvir “gonna”. |
I'm going to the store becomes I'm going to go to the store. | “I’m going to the store” vira “I’m gonna go to the store”. |
The sounds change. | Os sons mudam. |
They blend together. | Eles se misturam. |
If you are only waiting for the perfect textbook sounds, you'll be lost. | Se você só estiver esperando pelos sons perfeitos ensinados nos livros, ficará perdido. |
You'll think you're hearing a completely different language. | Você pensará que está ouvindo uma língua completamente diferente. |
The solution is simple, but it takes time. | A solução é simples, mas exige tempo. |
You must listen to many different types of English. | Você deve ouvir muitos tipos diferentes de inglês. |
Listen to people from America, the UK, Australia, India. | Ouça pessoas dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Austrália, da Índia. |
Listen to young people, old people, news reporters, and movie characters. | Ouça pessoas jovens, pessoas idosas, repórteres de notícias e personagens de filmes. |
Think of it like music. | Pense nisso como música. |
Many singers can perform the same song. | Muitos cantores podem cantar a mesma música. |
Each singer's voice is different, but the song is the same. | A voz de cada cantor é diferente, mas a música é a mesma. |
The more voices you hear, the better you will understand the song itself. | Quanto mais vozes você ouvir, melhor entenderá a própria música. |
So listen widely. | Então, ouça amplamente. |
Your brain will learn the different voices of English. | Seu cérebro aprenderá as diferentes "vozes" do inglês. |
Now we have covered the three main problems. | Agora cobrimos os três principais problemas. |
Listening to words, not chunks. | Ouvir palavras, não blocos. |
Not hearing the music of English. | Não ouvir a música do inglês. |
And expecting perfect textbook English. | E esperar o inglês perfeito dos livros. |
So what is the one secret I promised at the beginning? | Mas qual é o segredo que prometi no início? |
The secret to making fast English sound slow. | O segredo para fazer o inglês rápido parecer lento. |
The secret, your brain, not your ears. | O segredo está no seu cérebro, não nos seus ouvidos. |
The secret is this. | O segredo é este. |
Listening is not an activity for your ears. | Escutar não é uma atividade para seus ouvidos. |
It is an activity for your brain. | É uma atividade para seu cérebro. |
When you listen for chunks, when you understand the rhythm and predict the next word, when you are familiar with real natural sounds, your brain does not panic. | Quando você ouve em blocos, entende o ritmo, prevê a próxima palavra, e se familiariza com os sons reais e naturais, seu cérebro não entra em pânico. |
It does not try to catch every single raindrop. | Ele não tenta pegar cada gota de chuva. |
Instead, your brain becomes a calm observer. | Em vez disso, seu cérebro se torna um observador calmo. |
It has a map. | Ele tem um mapa. |
It knows what to expect. | Sabe o que esperar. |
This process of predicting makes the incoming information feel slower. | Esse processo de previsão faz com que as informações que chegam pareçam mais lentas. |
You are not hearing slower, you are processing faster. | Você não está ouvindo mais devagar, está processando mais rápido. |
And when you process faster, the world seems to slow down. | E quando você processa mais rápido, o mundo parece desacelerar. |
Listening is not a passive skill where you just let sounds enter your ears. | Escutar não é uma habilidade passiva onde você apenas deixa os sons entrarem. |
It is an active skill. | É uma habilidade ativa. |
It is a game of prediction and understanding. | É um jogo de previsão e entendimento. |
So practice reading in chunks. | Então, pratique a leitura em blocos. |
Learn the basic sentence map and listen to as many different real voices as you can. | Aprenda o mapa básico das frases e escute o máximo de vozes reais diferentes que puder. |
If you do these things, I promise you that fast rushing river of English will start to feel like a calm, clear stream. | Se fizer isso, prometo que aquele rio intenso de palavras em inglês começará a parecer um fluxo calmo e compreensível. |
You will finally be able to relax and just understand. | Você finalmente será capaz de relaxar e apenas entender. |
Thanks for watching and as always, keep going and keep growing. | Obrigado por assistir e, como sempre, continue se esforçando e crescendo. |
Contagem de palavras
A tabela abaixo exibe as palavras encontradas neste vídeo, bem como o número de vezes em que aparecem.
Veja também: Para que serve esta tabela?
Freq. | Palavra | Freq. | Palavra | Freq. | Palavra |
---|---|---|---|---|---|
66 | the | 48 | you | 35 | is |
33 | to | 22 | it | 19 | english |
18 | of | 18 | a | 17 | are |
17 | and | 16 | not | 14 | your |
14 | listen | 12 | this | 12 | for |
11 | in | 10 | will | 10 | what |
10 | we | 9 | words | 9 | word |
9 | understand | 9 | brain | 7 | with |
7 | think | 7 | sound | 7 | listening |
7 | hear | 7 | do | 7 | different |
7 | chunks | 7 | but | 6 | when |
6 | so | 6 | reason | 6 | real |
6 | like | 6 | I | 6 | fast |
6 | every | 6 | can | 6 | as |
5 | sounds | 5 | single | 5 | simple |
5 | secret | 5 | say | 5 | people |
5 | map | 5 | learn | 5 | language |
5 | how | 5 | going | 5 | about |
4 | walking | 4 | us | 4 | same |
4 | read | 4 | perfect | 4 | one |
4 | music | 4 | meaning | 4 | many |
4 | let | 4 | if | 4 | hearing |
4 | has | 4 | girl | 4 | ears |
4 | chunk | 4 | catch | 3 | way |
3 | voices | 3 | two | 3 | try |
3 | time | 3 | three | 3 | they |
3 | them | 3 | song | 3 | some |
3 | solution | 3 | slower | 3 | slow |
3 | sentence | 3 | reading | 3 | process |
3 | problem | 3 | now | 3 | next |
3 | must | 3 | knows | 3 | its |
3 | feel | 3 | faster | 3 | example |
3 | each | 3 | does | 3 | cannot |
3 | by | 3 | beat | 3 | an |
2 | world | 2 | very | 2 | understanding |
2 | too | 2 | today | 2 | these |
2 | there | 2 | textbook | 2 | structure |
2 | store | 2 | start | 2 | sometimes |
2 | small | 2 | skill | 2 | rushing |
2 | river | 2 | rhythm | 2 | red |
2 | predicting | 2 | practice | 2 | pew |
2 | park | 2 | panic | 2 | own |
2 | our | 2 | other | 2 | news |
2 | native | 2 | might | 2 | me |
2 | main | 2 | languages | 2 | keep |
2 | just | 2 | imagine | 2 | here |
2 | hello | 2 | hat | 2 | full |
2 | first | 2 | everything | 2 | doing |
2 | computer | 2 | come | 2 | clear |
2 | calm | 2 | becomes | 2 | be |
2 | basic | 2 | am | 2 | always |
2 | almost | 2 | activity | 1 | young |
1 | wrong | 1 | work | 1 | without |
1 | widely | 1 | where | 1 | watching |
1 | waiting | 1 | voice | 1 | used |
1 | until | 1 | unlock | 1 | uk |
1 | types | 1 | tur | 1 | trying |
1 | trick | 1 | translate | 1 | told |
1 | together | 1 | timed | 1 | third |
1 | things | 1 | then | 1 | their |
1 | that | 1 | thanks | 1 | thank |
1 | teachers | 1 | talk | 1 | takes |
1 | take | 1 | t | 1 | strong |
1 | stress | 1 | stream | 1 | stop |
1 | stay | 1 | starts | 1 | speed |
1 | speaks | 1 | speakers | 1 | speaker |
1 | something | 1 | slowly | 1 | skills |
1 | singers | 1 | singer | 1 | should |
1 | short | 1 | share | 1 | seems |
1 | second | 1 | school | 1 | rules |
1 | right | 1 | retrain | 1 | reporters |
1 | relax | 1 | raindrop | 1 | rain |
1 | quiet | 1 | promised | 1 | promise |
1 | professional | 1 | processing | 1 | problems |
1 | principle | 1 | prediction | 1 | predict |
1 | powerful | 1 | perform | 1 | pause |
1 | passive | 1 | overwhelmed | 1 | order |
1 | or | 1 | open | 1 | only |
1 | on | 1 | old | 1 | observer |
1 | nobody | 1 | need | 1 | natural |
1 | name | 1 | myth | 1 | my |
1 | much | 1 | movie | 1 | more |
1 | missing | 1 | missed | 1 | miss |
1 | making | 1 | makes | 1 | make |
1 | magic | 1 | loud | 1 | lost |
1 | long | 1 | little | 1 | less |
1 | learning | 1 | know | 1 | joining |
1 | itself | 1 | interpreters | 1 | instead |
1 | information | 1 | india | 1 | incoming |
1 | impossible | 1 | important | 1 | ideas |
1 | idea | 1 | have | 1 | hard |
1 | happening | 1 | habit | 1 | guess |
1 | growing | 1 | groups | 1 | grammar |
1 | go | 1 | gets | 1 | get |
1 | game | 1 | from | 1 | forget |
1 | flat | 1 | finally | 1 | final |
1 | fills | 1 | familiar | 1 | expecting |
1 | expect | 1 | everyone | 1 | equal |
1 | enter | 1 | end | 1 | drop |
1 | down | 1 | disappear | 1 | covered |
1 | conversation | 1 | connect | 1 | completely |
1 | comes | 1 | characters | 1 | changes |
1 | change | 1 | carefully | 1 | call |
1 | brings | 1 | boring | 1 | book |
1 | blend | 1 | better | 1 | beginning |
1 | begin | 1 | beats | 1 | automatically |
1 | australia | 1 | at | 1 | article |
1 | any | 1 | amount | 1 | america |
1 | active | 1 | able |