A técnica Pomodoro para estudar melhor

© Rubens Queiroz de Almeida

Uma das reclamações mais comuns para quem estuda ou deixa de estudar inglês é a falta de tempo. Realmente, a vida está muito corrida hoje, mas será que não conseguimos achar tempo em nosso dia a dia para nos dedicarmos a uma meta tão importante como aprender inglês?

Vamos falar hoje sobre uma técnica muito famosa e também muito eficaz: a técnica Pomodoro. Você pode usar esta técnica para qualquer coisa, qualquer projeto que seja importante para você.

Esta técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo. Francesco, depois de muita pesquisa, criou esta técnica para melhorar os seus próprios hábitos de estudo. Nos anos 90 esta técnica se propagou rapidamente no meio profissional das empresas.

A técnica consiste em dividir o tempo em fatias de 25 minutos, chamadas pomodoros. Durante estes 25 minutos a pessoa deve se concentrar exclusivamente na tarefa prioritária e apenas a ela. Nada de verificar o email, dar uma olhadinha no Facebook, consultar o twitter ou olhar pela janela.

Ao final dos 25 minutos, a pessoa pode relaxar por uns cinco a dez minutos, levantar, andar, conversar rapidamente com os amigos e, caso necessário, iniciar um novo período de 25 minutos, um outro pomodoro, e assim por diante, até que a tarefa seja completada.

Realmente, parece muito simples, mas é impressionante a quantidade de trabalho que podemos realizar em 25 minutos, quando toda a nossa atenção está voltada para um único assunto. Esta técnica serve para o trabalho e para o estudo.

O monitoramento do tempo pode ser feito com timers de cozinha, com aplicativos para dispositivos móveis como cronômetros, e existem diversas extensões que você pode instalar em seu browser. Saiba mais sobre as extensões disponíveis para o Google Chrome e para o browser Firefox.

Não deixe a simplicidade desta técnica te enganar, experimente e verá que os resultados são fantásticos.


Clique aqui para ver a imagem ampliada
Crédito da imagemThe Mimy Odyssey

Saiba mais

#HappyLearning

73240cookie-checkA técnica Pomodoro para estudar melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *