Crédito da Imagem: Nicole Wolf on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Dominar um idioma na verdade significa dominar quatro habilidades distintas: ler, escrever, falar e ouvir. As estratégias para desenvolver cada uma destas habilidades são diferentes, e o tempo para chegar à maestria em cada uma delas é também distinto.

Vou falar hoje sobre a leitura. Na minha opinião esta habilidade é a base para o desenvolvimento de todas as demais e por esta razão devemos ler o máximo possível. Felizmente, a língua da Internet é o inglês e material para leitura é o que não falta.

Entretanto, pessoas que estão iniciando na leitura podem ter dificuldade em compreender muitos dos textos disponíveis, visto que o vocabulário nem sempre é acessível.

No início dos meus estudos da língua inglesa, assim que consegui dominar um vocabulário básico, comecei a ler com afinco os chamados graded readers, que são livros com níveis diferentes de dificuldade. A editora Penguin define seis níveis de competência, com base no número de palavras de cada livro:

  1. Iniciante (Beginner): 300 palavras
  2. Elementar (Elementary): 500 palavras
  3. Pré-intermediário (Pre-intermediate): 1050 palavras
  4. Intermediário (Intermediate): 1650 palavras
  5. Intermediário Superior (Upper Intermediate): 2300 palavras
  6. Avançado (Advanced): 3000 palavras

Outras editoras podem adotar uma metodologia diferenciada.

Na verdade a determinação da complexidade de um nível não se resume apenas ao número de palavras, mas leva também em consideração diversos outros fatores, como idade dos leitores, capacidade de compreensão de uma trama, estruturas gramaticais, dentre outros.

A boa notícia é que muito material para leitura, de diferentes níveis, pode hoje ser encontrado gratuitamente online. O portal English e-Reader, oferece uma grande quantidade de material que pode ser baixado gratuitamente. Os livros são disponibilizados em diversos formatos:

  • mobi: formato proprietário para o leitor Amazon Kindle Reader
  • epub: formato livre e aberto para diversos tipos de leitores
  • txt: formato em texto puro, que pode ser lido em qualquer tipo de dispositivo
  • mp3: texto no formato de audio livro.
  • fb2: FB2 é uma abreviação de FictionBook 2.0 e é um formato para livros eletrônicos desenvolvido na Rússia.

Veja a seguir um exemplo de livro do portal English e-Reader:

Como podemos ver, são formatos para todos os gostos.

Por meio da leitura destes livros, com diferentes níveis de dificuldade, podemos nos familiarizar gradativamente com a língua inglesa absorvendo subconscientemente a estrutura da língua, aprendendo a inferir o significado de palavras novas a partir do contexto e adquirindo fluência. Os livros são pequenos e o ideal é que você tente ler todos os livros disponíveis. O importante neste momento é a quantidade, quanto mais você ler melhor.

Defina uma meta de leitura, por exemplo, três livros por semana, tentando ouvir o áudio de ao menos um deles durante o mesmo período. Idealmente, você deve ouvir o áudio apenas depois de fazer a primeira leitura, pois assim já estará familiarizado com a história e será mais fácil compreender o que está ouvindo. Você não precisa reservar um tempo para ouvir o áudio, esta atividade você pode fazer em paralelo com outras atividades da casa em que você não tenha que pensar muito, como regar o jardim, lavar os pratos, preparar a salada do almoço, etc.

É claro que você deve definir metas possíveis. Não adianta nada definir metas muito ambiciosas que você não consiga cumprir e que te levem a abandonar definitivamente este projeto tão importante. Comece pequeno e à medida que for progredindo faça os ajustes que forem possíveis.

Mas não se esqueça, se você não definir uma meta, a sua chance de fracasso aumenta exponencialmente. Todos os dias ao acordar é importante que você saiba exatamente o que tem que fazer.

IMPORTANTE: Leia apenas aqueles livros que você realmente gostar, se o livro escolhido estiver muito chato, passe para outro. Você tem muitas alternativas de leitura e aqui não existe nenhum compromisso seu de terminar o que começou.

Quando eu estudava com estes materiais a minha estratégia consistia em ler todos os livros do primeiro nível, mesmo que fossem muito fáceis, em seguida eu passava para o nível seguinte e assim por diante.


Alguns dos livros da minha coleção particular

No portal English e-Reader no campo LIBRARY do menu você tem acesso a um sub-menu de buscas que lhe permitirá selecionar os livros por nível de complexidade ou por gênero, tags, e ver também quais são os livros mais populares (subitem Tops).

Muito sucesso para você e boas leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *