Palavras que confundem: Notorious & Notable

Esta dupla, notorious e notable realmente merece um prêmio, especialmente para nós, falantes de português.

Eu já vi muito entrevistador de TV e na Internet usando a palavra notorious de forma errada.

Comecemos então pela palavra notorious. Esta palavra é frequentemente utilizada para descrever alguém ou algo que é famoso ou bem conhecido, mas por razões negativas. Quando alguém é descrito como “notorious“, indica que essa pessoa ganhou reconhecimento ou notoriedade através de ações desfavoráveis, escandalosas ou até criminosas. O termo carrega uma conotação negativa muito forte, sugerindo que a fama adquirida não é algo a ser celebrado, mas sim motivo de infâmia. Por exemplo, um criminoso que é amplamente conhecido por seus delitos pode ser descrito como “notorious“.

As palavras “notório” em português e “notorious” em inglês compartilham certa semelhança, principalmente no que diz respeito à ideia de ser amplamente conhecido ou reconhecido por alguma coisa. No entanto, há nuances importantes na conotação e no uso dessas palavras nos dois idiomas.

Em português, “notório” pode ser usado de maneira mais neutra, significando algo que é amplamente conhecido, evidente ou indiscutível, sem necessariamente ter uma conotação negativa implícita. Por exemplo, pode-se falar de um fato notório (um fato amplamente reconhecido) sem que isso implique algo negativo. No entanto, vale ressaltar que, dependendo do contexto, “notório” também pode ser usado com uma conotação negativa, semelhante a “notorious” em inglês, mas essa não é a única nem a principal conotação da palavra.

Por outro lado, a palavra “notable” tem um significado equivalente em português: notável. Refere-se a algo ou alguém que merece atenção ou destaque devido a qualidades positivas, como realizações significativas, talento excepcional ou contribuições notáveis em um determinado campo ou área. A conotação associada a “notable” é positiva, indicando que a pessoa ou coisa se destaca de maneira admirável ou exemplar. Alguém que fez descobertas científicas importantes ou que tem uma carreira artística distinta poderia ser descrito como uma figura “notable“.

Por exemplo, dizer que um cientista é “notorious for his contributions to medicine” sugeriria, de forma errônea, que suas contribuições foram de natureza negativa ou prejudicial, quando na verdade a intenção poderia ser elogiar suas realizações. A frase correta seria “notable for his contributions to medicine“, indicando que suas contribuições são dignas de reconhecimento e admiração.

Exemplos

Al Capone was notorious for his involvement in organized crime during the Prohibition era.
Marie Curie is notable for her pioneering research on radioactivity.
The forest is notorious for hikers getting lost due to its misleading trails.
The museum is notable for housing the largest collection of medieval art in the region.

Então, agora você sabe, não ofenda ninguém involuntariamente classificando seu trabalho de notorious %#128521;

Muito sucesso para você 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *