Primeira leitura: detalhes que não importam

© Rubens Queiroz de Almeida

Como exercício, veja a figura abaixo do cartunista argentino Quino:

Quino

Uma rápida olhada é suficiente para entendermos a mensagem que o autor deseja transmitir. Observe que não precisamos prestar atenção em todos os detalhes da imagem.

Agora pare de olhar a imagem e responda às seguintes perguntas:

  1. Quantas cadeiras estão na bolha de pensamento do homem?
  2. Quantas mesas?
  3. Onde está a nuvem na imagem?

Possivelmente você não saberá responder a estas perguntas, a não ser que seja um espião altamente treinado a observar todos os detalhes de todas as situações. Mas a questão não é esta, a mensagem que o cartunista quis transmitir é perfeitamente compreensível sem que precisemos prestar atenção a todos os detalhes da imagem.

O mesmo ocorre com os textos que lemos. Muitas vezes não precisamos compreender todas as palavras para obter uma boa visão do assunto abordado. Uma primeira leitura rápida pode ser o suficiente para obtermos a informação que buscamos. A primeira leitura serve para recuperar de nossa memória as informações que já possuímos sobre o assunto e estas memórias ativadas nos ajudarão a obter uma compreensão mais aprofundada do texto.

Boas estratégias podem nos ajudar a desenvolver a habilidade da leitura da língua inglesa de forma muito rápida. As estratégias são simples e funcionam, porém este não é o maior problema. O maior problema reside justamente nas crenças que possuímos a respeito do aprendizado de idiomas.

É muito difícil acreditar que podemos descobrir por nós mesmos o significado de uma palavra. Muito embora o significado de uma palavra esteja figurativamente gritando para nós, nos recusamos a acreditar que tenhamos inferido corretamente. Da mesma forma, é difícil para nós aceitar que podemos passar por um texto ignorando algumas palavras, ainda que façamos o mesmo em nosso idioma, sem mesmo nos darmos conta. Ainda mais difícil é acreditar que seja produtivo ler mais rápido quando não entendemos um texto.

Mas é assim mesmo que funciona. Precisamos vencer estas crenças limitantes e seguir em frente, os resultados serão muito positivos e não tardam a aparecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *