© Rubens Queiroz de Almeida

Quando queremos aprender um novo idioma, para muitos de nós o acertado é procurar uma escola de idiomas, certo? E o que uma escola de idiomas oferece? Uma metodologia, a mesma para todos os alunos. O problema é que não somos iguais, cada um de nós possui habilidades diferentes, pensa diferente e age de forma diferente. Então como pode uma metodologia única servir para todos? Isto até me lembra uma historinha do rapaz que foi ao oftalmologista. Ao final da consulta o médico tirou seu óculos e entregou ao rapaz. O moço colocou os óculos e ficou ainda pior. Ao reclamar, o médico ficou indignado. “Mas como não está enxergando, eu uso este óculos há 20 anos e sempre funcionou perfeitamente para mim!”. Viu a semelhança? ?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é suffering.gif

O resultado prático da metodologia única pode ser visto em quase todas escolas de idiomas: uma grande quantidade de alunos nas classes iniciais e uma quantidade bem reduzida nas turmas avançadas. Muitas desistências ?

Começa então o sofrimento. Alguns desistem para sempre, e sofrem com isto um grande impacto em sua vida profissional, pois em um mundo conectado não saber inglês significa se privar de acesso a informações que permitiriam um maior desenvolvimento na carreira. Outros passam 5, 10, 20 anos entrando e saindo de cursos de inglês, sem nunca avançar efetivamente. Alguns passam a odiar a língua inglesa e outros pensam que o problema é com eles, que não conseguem aprender de jeito nenhum devido a um problema de DNA, incapacidade mental ou pior.

As duas atitudes são perigosas, talvez a segunda (pensar que não tem capacidade) é a pior delas, pois este tipo de pensamento rapidamente contamina as outras áreas de nossas vidas. Mas o pior mesmo é que nenhuma destas razões é verdadeira, muito sofrimento por nada.

Os vídeos que temos recomendado nestas newsletters trazem depoimentos de pessoas fluentes em vários idiomas e que ao adotarem uma metodologia própria, desvinculada das receitas próprias das escolas de idiomas, realmente começaram a aprender, não apenas um idioma, mas vários. Quer algo mais libertador do que isto?

Mas é difícil, afinal de contas, escolas de idiomas trazem consigo uma autoridade. Quem sou eu para ir contra algo que todo mundo aceita como o melhor caminho? Mas vale a pena tentar. O que dá certo para você? Lembre-se daqueles momentos em sua vida em que o aprendizado foi fluido e fácil. Como foi a experiência, você consegue descrever os passos seguidos?

Não deixe também de consultar a universidade do Youtube (sim, é assim que eu chamo o Youtube, aprendo muito com ele). Você encontrará relatos de muitas pessoas como você que venceram obstáculos para aprender idiomas e desenvolveram um método pessoal para aprender.

Está na hora de mudar seus conceitos sobre o aprendizado de idiomas e parar de sofrer ?

Veja também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *