Como se sentir bem estudando inglês

© Rubens Queiroz de Almeida

Aprender um idioma estrangeiro pode trazer inúmeros sentimentos: ansiedade, sensação de inferioridade, tristeza e outros. Sabendo disto, é importante destacar que podemos invocar sentimentos positivos como felicidade, satisfação, conquista e realização.

Os sentimentos ruins estão associados às falsas expectativas que trazemos para o nosso estudo do idioma. Estas expectativas são frequentemente mais elevadas do que aquelas que temos com relação ao nosso próprio idioma nativo. Por exemplo, muitas pessoas ficam frustradas ao não entender um nativo da língua inglesa falando e se esquecem que mesmo em um país com grande uniformidade como o Brasil, existem sotaques regionais difíceis de entender. Mas ninguém se importa com isto.

O inglês é um idioma falado por todo o mundo e esta dispersão faz com que surjam várias vertentes da língua. Eu confesso que tenho muita dificuldade para entender o inglês falado na Índia e no Texas 😉

Esta é apenas uma das crenças limitantes, existem muitas outras (1)(2)(3).

Mas o que eu quero dizer neste artigo é que podemos virar este jogo, trazendo para o nosso estudo boas sensações. Isto realmente funciona, e era algo que eu praticava mesmo sem saber que esta é uma técnica da PNL (Programação Neuro-linguística).

A figura abaixo ilustra uma técnica para se sentir bem (4), que você pode aplicar para o seu estudo de idiomas e para muitas outras coisas:

Crédito da Imagem: Golfinho.com.br

No seus estudos, você deve antes de tudo, identificar aquelas atividades que lhe trazem prazer, que lhe divertem. Avalie com cuidado, e monte sua estratégia de estudos de maneira a tornar estes momentos realmente valiosos e produtivos para você.

#HaveFun

Referências

  1. O vocabulário não é importante
  2. Se não entendeu, leia mais rápido
  3. Primeira Leitura
  4. Como se sentir bem durante o dia todo
60770cookie-checkComo se sentir bem estudando inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *