Se você não sabe aonde quer chegar, deve estar no caminho errado…

© Rubens Queiroz de Almeida

Em meus estudos de diversos poliglotas, descobri algo em comum: a maioria deles afirma que para ter sucesso nos estudos precisamos ter bem claro em nossa mente o objetivo final. Viajar ao exterior com a família e ser capaz de interagir sem ajuda com as pessoas? Obter melhores oportunidades de emprego? Ter acesso à enorme quantidade de informação em inglês?

Uma vez que tenhamos definido o objetivo fica mais difícil desistir. É claro que passamos por períodos em que bate um desânimo grande, e tem sempre aquela voz dentro da gente que fala para deixar para lá, que o estudo do inglês não vai te levar a lugar nenhum, etc. etc. Você conhece esta vozinha, não?

Mas se temos um propósito, uma meta, podemos calar esta voz interior negativa e seguir em frente aprendendo. E tem outro ponto importante, dependendo do objetivo que você definiu, a sua maneira de estudar também vai ser diferente.

Como sabemos, para dominar um idioma estrangeiro precisamos dominar quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir.

Se o seu objetivo é viajar para o exterior e interagir sem restrições com as pessoas, o seu foco deve se concentrar em aprender a falar bem o idioma. Por incrível que pareça, o vocabulário que você utilizará em conversas é bem mais limitado do que o vocabulário exigido para ler e entender uma obra de literatura. Estima-se que com um vocabulário de apenas 500 palavras seja possível manter uma conversação fluente com um nativo da língua inglesa.

Para cumprir este objetivo é importante aprender as palavras em contexto, ou seja, as palavras deverão ser estudadas dentro de frases. Isto é fundamental visto que uma mesma palavra pode ter significados diferentes dependendo do contexto em que se encontra e também porque a estrutura da língua inglesa é diferente da estrutura da língua portuguesa. Para este objetivo é importante também prestar bastante atenção na pronúncia das palavras, ouvindo e repetindo várias vezes as palavras que aprender até que se sinta confortável.

Mas não é só isto, você deve também procurar alguém para conversar, e este parceiro ou parceira pode ser até mesmo pessoas que saibam menos do que você. O importante é falar para perder a inibição, falar desde o primeiro dia. Aqui no nosso portal nós distribuímos gratuitamente um kit com 925 frases com expressões idiomáticas em conjunto com o áudio da frase. É um recurso fantástico para te ajudar a alcançar rapidamente o seu objetivo.1

Para ler com fluência, o seu arsenal de palavras deve ser bem maior. E isto você consegue lendo muito e lendo tudo o que estiver ao seu alcance. Se você está começando do zero, é importante que você aprenda inicialmente as palavras mais comuns da língua inglesa2. Uma vez dominadas estas palavras, você deve começar por textos simplificados e gradualmente se expor a textos mais complexos.

Enfim, para cada objetivo temos uma estratégia diferente. Se não definirmos qual o nosso objetivo principal, aumentam em muito as nossas chances de insucesso. Então, antes de começar seus estudos ou procurar uma escola de idiomas, pense com carinho, qual a sua meta?

Relaciono a seguir algumas referências importantes que poderão lhe ajudar em seu planejamento.

Bons estudos e muito sucesso!

Referências

Veja também