Estratégias de leitura para o estudo da língua inglesa

© Rubens Queiroz de Almeida

Para dominar um idioma estrangeiro, precisamos desenvolver quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir.

Entretanto, dependendo do que pretendemos, podemos focar em alguma habilidade mais específica visando atender necessidades mais imediatas.

Podemos, por exemplo, aprender apenas a falar e a ouvir, deixando de lado a escrita e a leitura. A leitura requer um vocabulário muito mais amplo do que o vocabulário utilizado em conversas do dia a dia. Sendo assim, para dominar a fala e compreensão, precisamos focar em um vocabulário bem mais restrito e, é claro, visto que o inglês não é uma língua fonética, em que sua forma escrita coincide com seus sons, precisamos prestar bastante atenção na forma como as palavras são pronunciadas.

Mas o que vai realmente alavancar sua carreira e sua vida pessoal em todos os aspectos, é o domínio das quatro habilidades.

Das quatro habilidades, entendo que a leitura é a mais fundamental de todas e com ela podemos ampliar grandemente a nossa exposição à língua inglesa. Afinal de contas, você pode sempre carregar, o tempo todo, livros, revistas e artigos em inglês, seja na forma impressa ou em um dispositivo móvel.

Existem duas formas de leitura: intensiva e extensiva (intensive and extensive reading). A leitura intensiva é aquela em que paramos para procurar as palavras desconhecidas, estudar as estruturas gramaticais com as quais ainda não estamos familiarizados. Esta leitura é mais detalhada e consiste em investigar todos os pontos sobre os quais temos dúvidas.

Já a leitura extensiva visa primordialmente o entretenimento. Lemos para nos divertir e não prestamos atenção a palavras ou estruturas desconhecidas. A regra é, se não for divertido, pare e procure outro material para ler, a diversão é primordial.

Você deve estar se perguntando: qual tipo de leitura devo utilizar?

Idealmente, os dois tipos de leitura devem ser empregados. Mas é claro que a leitura intensiva demanda mais esforço de nossa parte, e certamente não conseguimos praticá-la por longos períodos de tempo.

Já a leitura extensiva, por focar exclusivamente no entretenimento, podemos nos envolver com ela por horas a fio, sem nos aborrecermos.

Podemos entretanto tornar a leitura extensiva mais objetiva, assinalando no texto trechos e palavras que ainda não dominamos, para retornar a elas mais tarde visando um aprofundamento da nossa compreensão.

Ou seja, esta proposta visa uma combinação dos dois tipos de leitura. O material para a leitura intensiva será obtido a partir da leitura extensiva. O interessante é que ao retornarmos ao texto lido originalmente, é claro que teremos mais facilidade, e isto constitui uma etapa fundamental para qualquer tipo de aprendizado: a constatação do nosso progresso.

E se você não tem muita paciência para a leitura intensiva, também não tem problema. Ao contrário do que muitos pensam, a leitura extensiva por si só é um importante pilar do seu aprendizado, pois as estruturas gradualmente se fixarão em nossas mentes e o vocabulário se expandirá naturalmente a partir da inferência, a partir do contexto, do significado das palavras desconhecidas.

Lembre-se sempre, as palavras mais importantes de um texto sempre aparecem mais vezes, em diferentes contextos, e desta forma, podemos naturalmente inferir seu significado, o dicionário não é um recurso obrigatório para a ampliação do vocabulário.

Para aproveitar ao máximo sua leitura em inglês, é importante usar as estratégias corretas. Uma das melhores estratégias é escolher livros, artigos ou textos que estejam no seu nível de compreensão, ou seja, nem muito fáceis nem muito difíceis. Isso garantirá que você possa compreender o material sem ficar sobrecarregado.

A decisão é sua, veja o que é melhor para você. Vai levar algum tempo até você achar a combinação ideal da leitura intensiva e extensiva, isso é normal e esperado.

Nesta fase do seu aprendizado, o importante é ler muito, material que seja atraente e que te motive a continuar lendo. Se você pegar um material que seja muito complicado ou não lhe atraia, não tem problema nenhum largar o que não te interessa e passar para um outro texto.

Em resumo, a leitura é uma das formas mais eficazes de melhorar suas habilidades em inglês. Tanto a leitura intensiva quanto a extensiva são importantes para a aquisição do idioma, e é importante usar as estratégias corretas para aproveitar ao máximo sua leitura em inglês. Com um pouco de prática e dedicação, você pode se tornar um leitor habilidoso em inglês e melhorar significativamente suas habilidades no idioma.

Have Fun! 😊

One thought on “Estratégias de leitura para o estudo da língua inglesa

  • 4 de julho de 2023 em 13:07
    Permalink

    Artigos sempre precisos e bem elaborados neste canal. Thank you very much teacher.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *