Como ler sem distrações

Crédito da imagem: Foto de Maël BALLAND no Pexels

© Rubens Queiroz de Almeida

Retomando a questão da leitura, abordada no artigo “Você gosta de ler?“, gostaria de complementar indicando alguns recursos tecnológicos que você pode utilizar com muita facilidade.

Ler no computador é hoje algo muito difícil. Não quero dizer que os textos sejam difíceis, mas sim pelo fato de que é muito fácil perder o foco e acabar fazendo coisas totalmente diferentes daquelas que planejamos originalmente. O sistema de hiperlinks da web é algo maravilhoso, mas o perigo é te levar para longe do que você se propôs originalmente a fazer.

Uma das coisas que podemos fazer é instalar no browser extensões que eliminem muitas das coisas que podem nos distrair. Existem diversas extensões que realizam esta função. Uma das mais bem avaliadas é a extensão Simply Reader.

Basicamente, o que estas extensões fazem é remover tudo aquilo que não seja essencial à leitura do conteúdo da página, como barras laterais, rodapés, propaganda, etc.

Veja um exemplo extraído do portal Aprendendo Inglês:

Página OriginalPágina formatada com Simply ReaderView

A próxima recomendação, que é a minha favorita, requer que você adquira o leitor digital da Amazon, o Kindle Reader. Além da grande quantidade de livros em formato digital que a Amazon oferece, com o uso da extensão Send to Kindle você pode enviar páginas da web que queira ler diretamente para o seu dispositivo.

A partir de uma página do portal Aprendendo Inglês, vejamos como funciona esta extensão:

Página OriginalPágina formatada com Send to Kindle

A extensão Send to Kindle tem função similar à da extensão Simply Reader, a diferença é que ela envia a página para o seu dispositivo, onde você poderá ler o texto de forma bem confortável e sem distrações.

Ao adquirir um Kindle Reader você recebe uma conta de email associada ao dispositivo. Você precisa configurar a extensão com estas informações, para que os textos que você selecionar sejam corretamente enviados ao dispositivo. Você configura as informações de conexão clicando no link Settings da extensão:

Mas não se esqueça, o mais importante é que você procure ler sobre coisas que te trazem prazer e que te interessam. Lembre-se, você está aprendendo a língua inglesa e a quantidade de material disponível é astronômica, não faz sentido você desperdiçar seu tempo com coisas que não lhe interessam ou lhe aborreçam.

Referências